Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 21 de maio de 2020 - 13:00h
Transportadores escolares auxiliam na distribuição do Kit Merenda em Casa às famílias ribeirinhas
Cerca de 30 mil estudantes são atendidos pelo transporte escolar da Secretaria. Maioria dos estudantes vive na zona rural do Estado.
Por:
Foto: Erick Macias/Secom
Hoje, cerca de 30 mil estudantes da rede estadual são atendidos com transporte escolar terrestre ou aquático.

A entrega do Kit Merenda em Casa nas localidades rurais do Estado conta com o reforço dos transportadores escolares que prestam serviço à Secretaria de Educação (Seed). São 857 transportadores que têm ajudado às equipes a chegarem até a casa dos estudantes, principalmente aos que moram em áreas de difícil acesso.

Ao raiar do dia, Marco Luiz Ribeiro prepara o veículo para as entregas. O banner fixado na Kombi do transportador, identifica que o carro é ponto de distribuição dos alimentos. Ele roda os ramais da comunidade do Porto do Céu e demais áreas rurais de Santana fazendo as entregas com a equipe de professores.

"Eu trabalho transportando alunos nesta comunidade, mas poder participar na distribuição dos kits às famílias carentes tem uma gratificação muito maior, o da solidariedade”, diz Marco Ribeiro.

Hoje, cerca de 30 mil estudantes da rede estadual são atendidos com transporte escolar terrestre ou aquático. Entre as famílias atendidas está a da dona de casa Hosana Oliveira, 33 anos. Mãe de seis filhos, quatro deles estudam na Escola Estadual Quilombola David Miranda, e tiveram direito ao kit merenda. Ela recebeu os mantimentos em casa.

"Estávamos praticamente sem nada. Sem trabalhar nesse momento, e tentando viver com o que conseguimos tirar dessa terra, então, receber esses alimentos foi muito bom. Não tenho palavras para descrever”, disse Hosana Oliveira.

Os kits que a Hosana recebeu foram entregues pelo Raimundo Dário de Souza, 57 anos. Catraieiro e transportador escolar há 40 anos, ele conta que auxiliar na distribuição tem a mesma importância que transportar alunos diariamente para a escola.

“É muito importante esse trabalho que está sendo realizado. É tão importante quanto transportar alunos como eu faço todos os dias. Agora, com a paralisação das aulas, sigo aqui ajudando de qualquer forma”, falou Raimundo Dário.

Assim com a escola David Miranda, que atende 170 estudantes, outras diversas unidades escolares optaram em fazer a entrega na casa do estudante, já que muitos só contam com o transporte escolar para se deslocar.

"Abastecemos o veículo e a lancha, e partimos para realizar a entrega dos kits diretamente na casa dos nossos estudantes. É mais prático e seguro, já que muitos não têm como se deslocar até o colégio nesse momento. Aproveitamos, também, para entregar as atividades escolares para os estudantes", reforçou Maria do Socorro Silva, diretora da escola quilombola.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Erich Macias/Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá