Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 25 de março de 2020 - 15:00h
Estado articula tecnologias para produção de equipamentos de proteção para profissionais da saúde
Os EPIs serão produzidos através de uma parceria do Governo do Amapá com universidades e institutos de pesquisas locais.
Por:
Foto: Rafael Aleixo/Setec

Uma parceria articulada pela a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) do Amapá com diversas instituições do setor de inovação vai ativar a produção de protótipos de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para auxiliar os profissionais de saúde no combate ao novo coronavírus (COVID-19).

Produtos, como protetores faciais, poderão ser utilizados por profissionais que atuam na linha de frente contra a pandemia. O Amapá registrou apenas um caso da doença.

A produção dos protetores faciais será realizada em impressoras 3D, concedidas através de uma articulação da Setec com diversas instituições. Os locais de produção serão centros montados nas próprias instituições, sendo o principal (já instalado) na Setec.

As equipes de pesquisadores farão uma demonstração da produção nesta quinta-feira (26), no prédio da incubadora da Setec, na Rodovia Juscelino Kubitschek, Km 02, às 10h. O evento visa estimular doações de matéria-prima como filamento do tipo PETG, elásticos para impressoras 3D e acrílico transparente (que pode ser o tipo usado em capa de apostila). Para realizar doações, basta entrar em contato com a Setec, através do e-mail setec@setec.ap.gov.br ou da aba Fale Conosco no site www.setec.ap.gov.br.

Após a fase de finalização dos testes dos protótipos e a aquisição dos insumos necessários para a produção, a meta é a entrega de 500 protetores faciais.

Outra novidade será a produção de aparelhos respiradores, também através das impressoras 3D. Este projeto já está em estudo com os institutos e universidades Federal e Estadual do Amapá.

Parceiros

  • Secretaria de Estado da Educação do Amapá (Seed)
  • Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa)
  • Universidade do Estado do Amapá (Ueap)
  • Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap)
  • Universidade Federal do Amapá (Unifap)
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (Ifap)
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Amapá)
  • Grupo de colaboradores profissionais de Makers
  • Atuação do setor contra a Covid-19

Na última semana, o grupo de instituições que compõem o setor científico entregou um parecer técnico científico para subsidiar o Governo do Amapá na tomada de decisão para o Decreto de Calamidade.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá