quinta, 24 de janeiro de 2019 - 17:28h
Fiscalização apreende 1,5 tonelada de pescado no Porto de Santana
Produto armazenado em cubas, chegou ao Amapá em uma embarcação vinda do Pará. Responsável não foi localizado, nem pelo Batalhão Ambiental e nem pelo Imap.
Foto: Imap
Pescado foi doado à Casa da Hospitalidade, em Santana, e ao Abrigo São José, em Macapá

Uma ação conjunta envolvendo fiscais do Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Amapá (Imap) e o Batalhão Ambiental da Polícia Militar, apreendeu na madrugada desta quinta-feira, 24, no Porto de Santana, 1,5 tonelada de pescado que está no período de defeso.

As espécies eram mapará, aracu, curimatã, pescada, acará e apaiari e estavam armazenadas em 14 cubas em uma embarcação vinda de Santarém (PA). Durante a operação, também foram encontrados animais silvestres abatidos, como preguiça, macaco e jabuti.

“Essa fiscalização é restritiva e visa coibir a prática de pesca de espécie de peixe proibida na época do período de defeso, que vai até março. Qualquer porção que não se enquadre nos critérios da portaria do Ibama pode ser apreendida”, explicou a coordenadora de fiscalização do Imap, Cleane Pinheiro, acrescentando que, neste período, é permitida somente a pesca de subsistência, com a utilização de vara ou linha de anzol com porções de até 5 quilos.

Cleane ressalta que, durante esse período, a quantidade acima do permitido será apreendida e quem for flagrado poderá responder por crime ambiental. O responsável pelo produto apreendido não foi localizado. “Temos reforçado as fiscalizações para combater a pesca e comercialização de pescado protegido pelo período de defeso”, reforçou.

O pescado apreendido foi doado para a Casa da hospitalidade, em Santana, e ao Abrigo São José, em Macapá. Os animais silvestres serão avaliados pela Vigilância Sanitária do municipio de Santana e, em seguida, serão doados para o consumo animal, já que é proibido o consumo humano. Como havia alguns jabutis vivos, eles serão reinseridos na natureza.

O tenente Adauto Matos, da Divisão de Relações Públicas do Batalhão Ambiental, ressaltou que é a segunda apreensão feita neste mês. No último dia 16, foram apreendidos aproximadamente 300 kg de pescado que chegaram ao Porto de Santana, vindos do Pará.