sexta, 23 de outubro de 2020 - 21:19h
‘Gratidão!', diz estudante na entrega de novo espaço da escola Elizabeth Esteves, em Santana
Foram investidos cerca de R$ 1.5 milhão nos serviços. A escola implantou o modelo Novo Saber, de ensino em tempo integral no ano de 2017.
Por: João Marcos Chaves .Colaboradores: Anne Santos
Foto: Vandy Ribeiro / Seed
A escola faz parte das 23 instituições de ensino que atuam na modalidade de ensino integral.

O Governo do Estado do Amapá inaugurou na tarde desta sexta-feira, 23, os novos espaços físicos destinados aos estudantes, professores, corpo técnico e de apoio da escola estadual do Novo Saber Professora Elizabeth Picanço Esteves, localizada no município de Santana. A escola atualmente oferece ensino fundamental II e ensino médio em tempo integral, com capacidade para receber 365 estudantes.

Uma delas é Keuriane Silva, 17 anos, que estuda na escola desde a 5ª série e atualmente está cursando o 3° ano do ensino médio. A aluna, que acompanhou durante sua vida escolar o processo de desenvolvimento da escola, relatou sua felicidade em poder ver a entrega do espaço.

“Eu estou muito feliz. É gratificante receber esse espaço lindo, só nós estudantes sabíamos a falta que fazia um local desse pro nosso conforto, pra nossa aprendizagem. Nesse momento, o sentimento que resume tudo isso é gratidão”, disse Keuriane.

Estiveram presentes na cerimônia de inauguração o governador do Estado, Waldez Góes, a secretária de Educação, Goreth Souza; o secretário de Infraestrutura, Alcir Matos, além de professores, corpo técnico e estudantes.

Waldez Góes ressaltou que os resultados com as escolas de novo saber são impressionantes.

“Não é um projeto de governo, é um projeto de estado. Vou continuar investindo todos os meses para abrir mais escolas do novo saber de ensino integral para que a gente mude a realidade do ensino no Amapá, melhorando os nossos índices, assim como fizemos aqui na Escola Elizabeth”, disse o governador.

Foram investidos cerca de R$ 1.5 milhão em serviços de ampliação, adaptação e para construção de um bloco com refeitório, cozinha, vestiários para estudantes e professores, escovódromo e passarela coberta de acesso, além de mobiliários e equipamentos para os locais. A obra foi concluída e o novo local amplo conta com a tecnologia de ventilação e iluminação inovadora, que proporcionam conforto e segurança aos usuários.

Quem aprovou a obra foi a colaboradora da escola Marlene Gomes Pinheiro, que trabalha no corpo de apoio da instituição há 12 anos, atuando como cozinheira. A servidora reconheceu a necessidade de ter um espaço para fortalecer a qualidade dos serviços oferecidos aos estudantes e hoje fala da sua felicidade em receber a escola.

“Do local que era, para o que a gente esta recebendo mudou pra muito melhor. Nós estamos muito felizes, tenho certeza que os alunos ficarão muito felizes. Esse espaço será uma grande motivação pra gente servir nossos estudantes com ainda mais excelência”, disse bastante animada a cozinheira.

Já para o professor Edivaldo Carvalho, ver a escola com a nova estrutura o fez voltar no tempo, de quando era aluno.

“Sou ex-aluno daqui, tenho raízes nessa escola e estou muito emocionando de ver a estrutura nova. No início achava que a escola de novo saber não funcionaria, hoje percebo que estava errado, melhoramos e agora temos um espaço adequado para atender tanto os servidores quanto os alunos, que vai influenciar positivamente no ensino”, recordou.

De acordo com a secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, todo um trabalho pedagógico e de reformulação do ensino para melhorar o aprendizado é feito nas escolas.

“Foi desafiador, muitos mais do que infraestrutura, estarmos inaugurando uma nova história, um novo capítulo na educação de Santana”, disse a secretária Goreth.

Na ocasião, o governador Waldez anunciou a implantação de unidades do Centro Estadual de Língua e Cultura Francesa Danielle Mitterrand, Centro de Educação Profissional em Artes Visuais Cândido Portinari e do Centro Educacional Profissional de Música Walkiria Lima, em Santana, a partir de 2021.

A escola estadual do Novo Saber Elizabeth Esteves implantou o modelo de escola de tempo integral no ano de 2017, buscando um cenário inovador de ensino. O reflexo dessa nova modalidade de ensino fez com que a escola entrasse para o ranking das melhores escolas de ensino médio do Amapá, apresentando um salto no índice de aprovação, que saiu de 65% no ano de 2016 para 81,4% em 2019, trazendo ainda como marco histórico a sua nota padronizada no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) não verificável em 2017, que conseguiu a marca de 4,49 em 2019.

Créditos:

Erich Macias