segunda, 23 de agosto de 2021 - 20:47h
Governo do Amapá realiza Fórum Estadual de Turismo
Evento reúne trade turístico do estado para discutir propostas de ampliação para o setor, como as Rotas Amazônicas Integradas.
Foto: Arquivo Secom

O Governo do Amapá realiza, na quarta-feira, 25, o próximo Fórum Estadual de Turismo, no Sebrae, em Macapá, a partir das 14h. O evento busca incentivar a expansão do segmento de turismo amapaense e não acontecia desde 2019, devido à covid-19.

Na retomada, a programação abordará temas como o Plano Estadual de Turismo, a Integração das Regiões Turísticas, o Selo do Turismo Responsável e as Rotas Amazônicas Integradas (RAI).

A reunião ordinária será coordenada pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e contará com a participação dos representantes e associados ao setor de turismo do estado e dos municípios.

Um dos temas que ganham protagonismo nesta reunião será o incentivo à pesca esportiva, que faz parte do plano das RAI, proposta que busca promover os produtos turísticos dos estados da Região Norte, para ampliar a integração turística na região amazônica.

Em maio deste ano, a Setur participou do evento que reuniu secretarias da região norte para discutir o tema.

Segundo a diretora de desenvolvimento da Setur, Adriana Rodrigues, não só o estrangeiro, mas o brasileiro também tem procurado viajar mais na Região Norte do país, e ressalta.

“A amazônia é um dos grandes diferenciais em potência turística do Brasil e precisamos explorar isso. Temos visto também o quanto a pesca esportiva tem atraído pessoas do mundo todo, agora queremos fortalecer este segmento defendendo o grande potencial pesqueiro que existe na costa do estado do Amapá, e estamos consolidando isso através da RAI”, disse.

Também serão abordados os  próximos eventos para os anos de 2021 e 2022.

Fórum Estadual de Turismo

O Fetur reúne diversos parceiros, instituições, sindicatos e associações ligadas ao trade turístico no Estado, entre eles estão: as Secretarias de Estado da Cultura (Secult), do Meio Ambiente (Sema), de Trabalho e Empreendedorismo (Sete);  Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Social de Aprendizagem Comercial (Senac); os Sindicatos Brasileiro dos Guias de Turismo do Amapá e das Empresas de Turismo do Estado do Amapá; Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Federação de Turismo.