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quarta, 22 de junho de 2016 - 11:35h
Profissionais da educação participam do I Encontro do Pacto Nacional de Alfabetização
A proposta do evento é discutir temáticas relacionadas à prática pedagógica de professores alfabetizadores.
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Gestores e coordenadores da rede estadual de ensino reuniram-se no I Encontro do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O encontro foi realizado nesta quarta-feira, 22, no auditório do campus II da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seed). 

A proposta do evento é discutir temáticas relacionadas à prática pedagógica de professores alfabetizadores, como as avaliações externas e de aprendizagem analisando estas relações e como o professor alfabetizador pode trabalhá-las em sua prática pedagógica.

O encontro envolveu educadores, entre professores do primeiro ao nono ano do ensino fundamental, pedagogos e educadores infantis que agregaram ao pacto para ampliar conhecimentos em prática pedagógica no ensino fundamental.

A coordenadora do PNAIC Estadual, Sandra Gama, explica que serão feitas capacitações para os educadores, com início para o mês de agosto, em parceria com a Universidade Federal do Amapá (Unifap). “São capacitações voltadas para o crescimento, principalmente, na área pedagógica, com novas técnicas para que as aulas sejam mais prazerosas e dinâmicas, e com isso, melhore os indicadores educacionais do Estado do Amapá”, destacou.

A secretária de Estado da Educação, Conceição Medeiros, destacou a importância da permanência do compromisso de todos na busca pela melhoria da educação, no que se refere aos índices. “O olhar do pedagógico deve ser na totalidade dentro da escola com o desenvolvimento de competências para um entendimento amplo das questões educacionais”, disse Medeiros.  

PNAIC

O PNAIC é um programa de capacitação do governo federal abrangente, que envolve quase todos os municípios do Brasil e acontece desde o ano de 2013, com foco na capacitação direcionada aos professores do primeiro ao terceiro anos do ensino fundamental.

A expectativa do PNAIC é de que todas as crianças estejam alfabetizadas ao final dos três primeiros anos do ensino fundamental, denominado Ciclo de Alfabetização Inicial, e que o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) das escolas alcance um aumento considerável.

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