quinta, 23 de maio de 2019 - 14:03h
Governo recebe organizadores da Festa de São Tiago e anuncia apoio
Haverá assinatura de convênio com a Prefeitura de Mazagão para investimentos na organização do evento que ocorre há mais de dois séculos.
Foto: Marcelo Loureiro/Secom
Organizadores do evento foram recebidos nesta quinta-feira, 23, no Palácio do Setentrião

Na 242ª edição da Festa de São Tiago, que acontece de 16 a 28 de julho na Vila de Mazagão Velho, no município de Mazagão, o Governo do Estado do Amapá (GEA) quer estimular a população da cidade a obter benefícios econômicos com o evento. Para isso, um convênio deve ser assinado em breve com a Prefeitura de Mazagão, para custear a estrutura das arquibancadas, equipamentos, tenda, som, atrações culturais e outros serviços. A expectativa da prefeitura é que 50 mil pessoas prestigiem a festividade este ano.

O fomento para a festa religiosa foi tratado nesta quinta-feira, 23, no Palácio do Setentrião. No local, o chefe adjunto do Gabinete Civil do Governador, Carlos Marques, e o secretário de Estado de Cultura (Secult), Evandro Milhomem, receberam o prefeito de Mazagão, Dudão Costa, e representantes da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST) - entidade que realiza o tradicional evento.

Carlos Marques explicou que o momento foi para definir os papéis de cada ente envolvido na Festa de São Tiago e também para discutir a estratégia de fomento para assinatura do convênio. Haverá outros encontros para alinhar a organização do evento. “O próximo passo é levantar os valores do que será feito. Depois disso, essas informações serão levadas à comunidade de Mazagão”, disse.

Identidade cultural

O secretário de Cultura frisou que o Estado quer estimular na comunidade de Mazagão o sentimento de pertencimento. “Eu diria que essa é a maior festa religiosa do Amapá, pois ela tem uma representatividade enorme. Nós queremos que a população se estabeleça como dona do evento e que retire dele benefícios econômicos, através do empreendedorismo, por exemplo”, pontua Evandro Milhomem.

O gestor avalia que este ano a Festa de São Tiago deve ser, ainda, mais organizada porque está se constituindo uma comissão com membros do Estado, da Prefeitura de Mazagão, e da ACFST para acompanhar o processo, executar e prestar contas.

O prefeito de Mazagão ressaltou que a ação conjunta é de extrema importância, porque o público da Festa vem crescendo desde a inauguração da Ponte da Integração Washington Elias dos Santos. “Já foi possível alinhar alguns pontos nesse encontro e vamos continuar o diálogo. É fundamental que essa parceria inicie desde já para que o evento aconteça de forma mais organizada possível”, analisa.