Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 23 de maio de 2022 - 20:20h
Governo leva segurança alimentar para famílias atingidas por enchentes no Vale do Jari
Após novo aumento do nível do rio Jari, equipes do Estado irão avaliar a situação atual do sinistro e providenciar novas medidas de amparo à população.
Por: Claudio Morais
Foto: Criles Monteiro/Secom
Nível do rio Jari voltou a subir, alcançando 3,05 nesta segunda-feira, 23.

O Governo do Estado intensificou as medidas para assegurar direitos fundamentais à população dos municípios de Laranjal do Jari e de Vitória do Jari, atingidos pelas cheias do rio que banha as duas cidades. Após novo aumento do nível do rio Jari, que alcançou 3,05 metros na manhã desta segunda-feira, 23, uma equipe de técnicos avalia a situação atual dos sinistros e providencia novas medidas de amparo à população.

O grupo é formado pelas secretarias de Inclusão e Mobilização Social (Sims), Saúde (Sesa), Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), Coordenadoria de Defesa Civil (Cedec) e Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS). 

De acordo com a secretária da Sims, Lena Gomes, o Estado já antecipou o acesso a recursos básicos, como alimentos e água potável. Até o momento, cerca de 235 toneladas de alimentos já foram enviadas para a região.

“Já enviamos mais de 35 mil litros de água mineral e mais de 8 mil cestas básicas para o primeiro atendimento às famílias. Esse é o atendimento mais urgente e imediato que o Governo do Estado faz para garantir a dignidade e segurança alimentar da população”, pontuou a secretária.

Os trabalhos do Estado seguem, segundo Gomes, em diversas frentes desde o início do período chuvoso.

“Desde março, mantemos o monitoramento permanente na região. Os atendimentos incluem cadastro no Renda Para Viver Melhor - principal programa de transferência de renda do Estado - cuidado e prevenção de doenças e fomento para os empreendedores pela Afap. Tudo para mitigar os efeitos deste sinistro”, concluiu.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá