Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 23 de maio de 2018 - 19:50h
Amapá tem a segunda maior cobertura vacinal contra Influenza do país
Pelo menos cinco municípios do Estado já ultrapassaram a meta de 100%. Campanha se estende até o dia 1 de junho.
Por: .Colaboradores: Nathan Zahlouth
Foto: Nathan Zahlouth / SVS
Até o momento, mais de 127 mil pessoas já tomaram a vacina contra a Influenza

A campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) no Amapá já se aproxima de alcançar a meta de cobertura estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS). O Estado tem o segundo melhor desempenho do país, de acordo com o monitoramento do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações.

Até esta quarta-feira, 23, a cobertura vacinal alcançou um total de 84,08%. Pelo menos cinco municípios já ultrapassaram a meta de 100%: Amapá (103,20%), Calçoene (106,25%), Cutias (122,99%), Porto Grande (119,54%) e Tartarugalzinho (106,52%).

Do público-alvo, mulheres no pós-parto têm o maior índice de pessoas vacinadas, com 137.7%. A previsão da Unidade de Imunobiológicos da Superintendência de Vigilância em Saúde (UI-SVS) é que 150.992 pessoas sejam imunizadas. Até o momento, o alcance foi de 127.221 vacinados. Foram distribuídas 178 mil doses da trivalente para todos os municípios.

De acordo com a chefe da UI-SVS, Andréa Marvão, a distribuição das vacinas pelo Estado ocorreu dentro do cronograma estabelecido e combinado com as ações para impulsionar o alcance das metas. Essas medidas foram determinantes para que o Amapá avance na imunização.

“No dia D de vacinação, conseguimos dar um salto em nossas atividades, com a cooperação de todos os municípios envolvidos. Agora, o trabalho deve ser reforçado para que a população do Amapá, em mais um ano, ultrapasse o percentual estabelecido pelo Ministério da Saúde, o que significa que teremos uma população livre das complicações causadas pela Influenza”, destacou Marvão.

Em 2017, o Amapá alcançou o maior percentual de cobertura vacinal do país contra a Influenza. Foram vacinadas 156.146 pessoas, 100,92% da meta do programa, que era de 154.717 imunizações.

A campanha de vacinação contra a Influenza se estenderá até o dia 1 de junho, nas Unidades Básica de Saúde (UBSs) dos 16 municípios. No Dia D, ocorrido em 12 de maio, a SVS disponibilizou um posto de atendimento dentro do Centro de Promoção Humana Frei Daniel Samarate, os Capuchinhos, em Macapá.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Nathan Zahlouth/SVS

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá