Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 22 de março de 2017 - 20:46h
Profissionais de saúde iniciam especializações no Instituto do Hospital Sírio Libanês
Serão disponibilizados os cursos de Gestão das Clínicas nas Regiões de Saúde; Regulação em Saúde; Vigilância em Saúde e Gestão da Vigilância Sanitária.
Por:
Foto: Diego Farias
Secretário Gastão Calandrini destacou a importância da qualificação dos servidores para um melhor atendimento à população

160 profissionais da saúde do estado vão participar de quatro especializações ofertada pelo Instituto do Hospital Sírio Libanês. Durante a manhã desta quarta-feira, 22, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou a abertura oficial dos cursos que serão ministrados durante nove meses, para qualificar servidores para atuarem nas unidades hospitalares, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e mistas.

As capacitações em nível de especialização fazem parte de um projeto Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), que acontece em todo o Brasil. A oportunidade é uma parceria interinstitucional entre Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONNASS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa).

Serão disponibilizados os cursos de Gestão das Clínicas nas Regiões de Saúde; Regulação em Saúde; Vigilância em Saúde e Gestão da Vigilância Sanitária. As aulas serão realizadas até novembro de 2017 com carga horária total de 360 horas. Sendo 288 horas presenciais e 72 horas de trabalho a distância.  O formato do curso prevê a realização de encontros mensais, com duração de três dias consecutivos.

O secretário de Estado da Saúde, Gastão Calandrini, reforçou a importância da qualificação e educação continuada dos trabalhadores da saúde, principalmente para o fortalecimento e assistência no atendimento ao usuário do SUS. "A qualificação de mão de obra de funcionários é uma das prioridades do nosso plano de trabalho para a Sesa, pois um profissional bem capacitado e motivado, oferece, com certeza, um serviço de qualidade e humanizado para os usuários que dependem do SUS", destacou o secretário.

Calandrini ainda deu destaque para novas qualificações que estão programadas para acontecer no decorrer do ano 2017. Uma delas, será em parceria com a Fundação Pio XII, do Hospital de Câncer de Barretos, onde será garantido um treinamento e atualização dos profissionais da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), como enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social, fisioterapeutas, médicos entre outros profissionais diretamente envolvidos no atendimento oncológico, nas dependências do Hospital de Câncer de Barretos em São Paulo.

De acordo com a gestora de aprendizagem do Instituto do Hospital Sírio Libanês, Patrícia Leal, os cursos passam pela habilidade de ampliar trabalhos em equipe, além de debater a questão ética, colaborativa e compromissada com as necessidades do usuário. "O programa dos cursos visa buscar o aperfeiçoamento não só do profissional, mas também de equipes estruturadas, garantindo a melhoria da qualidade da atenção à saúde, da segurança do paciente, da efetividade e da eficácia", concluiu.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá