Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 23 de março de 2018 - 12:19h
Ipem encontra ovos de Páscoa com peso abaixo do anunciado nas embalagens
Fabricante tem até 10 dias para apresentar defesa junto ao órgão fiscalizador. Foram pesquisados mais de 250 produtos fiscalizados em Macapá e Santana.
Por:
Foto: Divulgação/Ipem
Fiscais recolheram 250 produtos em estabelecimentos de Macapá e Santana

Com a aproximação da Páscoa, o comércio local se abastece de quantidade de produtos à base de chocolates, como ovos e bombons em geral. Para garantir que o consumidor não seja lesado, o Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem) foi a supermercados e outros estabelecimentos comerciais de Macapá e Santana, onde os fiscais retiraram 250 produtos de 20 marcas diferentes para análise.

No laboratório do instituto os produtos foram testados. De acordo com a gerente do Núcleo de Pré-Medidos do Ipem, Layana Jung, dois deles foram reprovados. “Todos os produtos foram submetidos a análises da quantidade. No caso, os dois apresentaram pesos abaixo do indicado na embalagem”, revelou.

A gerente explicou que os produtos irregulares são de uma única marca. O fabricante já foi autuado pelo órgão e tem até 10 dias para apresentar defesa junto ao Ipem do Amapá. As sanções variam de advertência até multa, que pode chegar a R$ 1,5 mil – conforme o parecer jurídico do órgão.

Ela informou ainda que o fabricante tem um prazo de 24h para retirar o produto periciado. “Caso não faça, os produtos serão encaminhados para doação à Instituições sem fins lucrativos previamente cadastradas no Ipem/AP”, acrescentou. Na Páscoa passada, a mesma fiscalização reprovou um produto sob a mesma irregularidade.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá