Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 23 de março de 2020 - 15:40h
Evite aglomerações: novas medidas alteram rotina do comércio no Amapá
Govenador Waldez Góes assinou o decreto que restringe atividades como parte do avanço no enfrentamento ao novo coronavírus.
Por:
Foto: Marcelo Loureiro/Governo do Amapá
Horário de funcionamento nas atividades comerciais é para prevenção dos amapaenses.

O governador do Amapá, Waldez Góes, estabeleceu medidas mais restritivas para o enfretamento ao COVID-19. No Decreto nº1415 estão novas regras de funcionamento do comércio. A ação é para evitar a aglomeração e circulação das pessoas.

O novo decreto reduz horário de funcionamento de supermercados e mercantis. Para isso, o chefe do Executivo estadual dialogou com empresários, que juntos entraram em um acordo para a segurança de funcionários e clientes.

“Percebemos que os mercantis viraram ponto de encontro das pessoas, gerando aglomeração e tornando propicia a disseminação do Coronavírus, que tem grande potencial de multiplicação”, disse.

Outra medida é o fechamento de motéis e transportes fluviais até o dia 3 de abril. O governador exemplificou que os países da Europa com melhores resultados de combate ao coronavírus, são aqueles que atuaram fortemente no isolamento social.

“Precisamos evitar circulação de pessoas. Peço que contribuam com nossas ações e adotem essas precauções tanto do governo, quanto das prefeituras. O objetivo é um só: evitar que mais pessoas sejam contaminadas”, afirmou Góes.

Outras atividades já haviam sido suspensas pelo Decreto nº 1414, como lojas, bares, restaurantes e lanchonetes. Todas essas providências fazem parte da estratégia para coibir a multiplicação dos casos de COVID-19. 

Para garantir que as medidas sejam cumpridas, operações das forças de segurança do Estado realizam operações. Equipes de vigilância e saúde reforçam fiscalizações e ações educativas com a população.

O cidadão pode ajudar, denunciando estabelecimentos que não estão seguindo o decreto ligando para o 190.  Também devem ser denunciadas festas ou qualquer atividade com aglomeração de pessoas.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Arte: John Barroso/Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá