Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 23 de março de 2021 - 21:00h
Casos de hospitalização por covid-19 aumentam entre jovens no Amapá
Os dados do SIVEP-Gripe consideram o período entre os dias 1 de janeiro a 22 de março de 2021.
Por:
Foto: Arquivo/Secom
Os números são divulgados com o objetivo de comparar com o período antes da circulação da nova variante do vírus, o P1.

Mesmo com as medidas adotadas para conter o avanço da covid-19 no Amapá, como reforço no sistema de saúde, lockdown, testagem em massa, compra de vacinas, o Governo do Estado alerta a população para o aumento no índice de internações de pessoas na faixa de 0 a 29 anos por agravamento da doença.

O levantamento foi realizado pelo Sistema de Informação de Vigilância da Gripe (SIVEP-Gripe) nos últimos três meses. O principal destaque é para o salto no número de hospitalização de jovens com idade até 29 anos, que alcançou a marca de 28,30%. Na contramão estão as internações de pacientes acima dos 60 anos, que teve queda de 10,56%, chegando a 27,36% neste mês de março.

Os dados do SIVEP-Gripe consideram o período entre os dias 1 de janeiro a 22 de março de 2021, com o objetivo de comparar com o período antes da circulação da nova variante do vírus, o P1 – que é considerado um agravante para os casos.

Leia também: Instituto Evandro Chagas confirma mais 4 casos da nova variante no Amapá

A alta de casos em jovens e adultos até 59 anos pode estar relacionada também ao desrespeito às medidas de proteção, como aglomerações.

Já amapaenses na faixa etária de 30 a 59 anos lideram o levantamento como os que mais ocuparam leitos hospitalares nos três primeiros meses desse ano.

Seguindo com números em queda, os idosos têm aparecido cada vez menos nas estatísticas de internação pela covid-19, assim como no percentual de óbitos. Essa queda pode estar associada ao início das vacinações de profissionais da linha de frente e de idosos.

Na última segunda-feira, 22, o governador do Estado do Amapá, Waldez Góes, anunciou a compra de 450 mil doses Sputnik V. Com a aquisição, será possível imunizar 44% da população.

A recomendação é que as medidas de lockdown sejam cumpridas, principalmente entre os mais jovens. Os procedimentos de higienização e utilização da máscara devem ser constantes. Viseiras também são recomendadas para as pessoas que utilizam transporte público ou necessitem sair de casa.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá