sábado, 23 de janeiro de 2021 - 12:08h
Governo do Amapá intensifica fiscalização à bares e restaurantes na capital
Ação fechou bares, comércios restaurantes notificando sobre regras de distanciamento estabelecidas nos decretos.
Por: .Colaboradores: Marco Antônio P. Costa
Foto: Marco Antônio P. Costa/SVS
Ação teve caráter educativo, mas também busca reprimir e autuar, com notificações e multas, os que desrespeitarem as regras

Na noite desta sexta-feira, 22, Governo do Amapá e Prefeitura de Macapá se uniram para interromper eventos que potencializavam a disseminação do cornonavírus na capital do estado – contrariando as medidas restritivas do decreto governamental em vigor em todo o Estado.

Cerca de 80 policiais militares, 12 agentes da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), guardas municipais e fiscais da vigilância sanitária e outros órgãos da Prefeitura Municipal de Macapá, realizaram uma grande ação de fiscalização em toda a capital amapaense, para cobrar o cumprimento das regras de combate à covid-19.

As medidas foram discutidas entre as autoridades que enrijeceram as regras em uma tentativa de evitar o fechamento total do comércio, para que sejam diminuídos os prejuízos financeiros e sociais.

O funcionamento de bares está proibido, restaurantes podem funcionar somente até às 22 horas, assim como comércios e mercearias. Entretanto, os estabelecimentos foram flagrados excedendo os horários de funcionamento.

A ação, que deve continuar neste fim de semana, tem caráter educativo, mas também busca reprimir e autuar, com notificações e multas, os que desrespeitarem as regras.

"A gente gostaria de fazer pedido, principalmente aos empresários, aos donos de bares e restaurantes, que nos ajudem. Sabemos da situação econômica em função da pandemia, dessas restrições, fazemos o pedido que respeitem o decreto em vigência, existem critérios. Não tentem burlar. Bares estão tentando dizer-se como restaurantes e restaurantes estão passando do horário. A fiscalização está na rua, e as penalidades serão aplicadas", afirmou o chefe do núcleo de vigilância sanitária da SVS, Roberto Malcher.

As ações irão continuar durante o dia, no comércio de Macapá, e novamente durante as noites de todo o final de semana.