quarta, 21 de dezembro de 2016 - 15:12h
Rádio Difusora e Ueap firmam acordo para criar programação educativa na rádio
Programa semanal sobre educação superior deve estrear em fevereiro.
Por: Diego Diniz
Foto: Diego Diniz
Reitor Perseu Aparício e o radialista Roberto Gato com equipe de servidores que vai elaborar o programa

A Universidade do Estado do Amapá (Ueap) termina o ano de 2016 concretizando um novo esforço para promover a chamada interiorização da educação. Nesta terça-feira (20), o reitor Perseu da Silva Aparício recebeu na universidade o jornalista Roberto Gato, diretor da Rádio Difusora de Macapá (630 AM). A rádio é conhecida pela sua abrangência no território amapaense devido ao uso de ondas de amplitude modulada, com massiva audiência nas cidades do interior do Estado e também pela internet.

Durante a reunião, os gestores firmaram acordo de cooperação pelo qual se comprometem a trocar experiências e mão de obra para, conjuntamente, criar uma programação educativa da Ueap dentro da grade da Rádio Difusora.

O tipo de programa a ser veiculado ainda não foi totalmente definido, porém o reitor Perseu Aparício adiantou que pretende, com o auxílio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) e do Colegiado de Pedagogia da Ueap, implementar uma programação educativa que informe à população as ações da universidade tanto na área de pesquisa, quanto de ensino e programas de extensão.

"Nossa meta é interiorizar a universidade, fazer com que a comunidade fora de Macapá reconheça que os cursos ofertados pela Ueap são elaborados pensando nas potencialidades da nossa região", afirmou o reitor, fazendo referência à grade curricular da Universidade. "Aqui a pessoa estuda Engenharia de Pesca, por exemplo, e tem a possibilidade de voltar ao seu local de origem para aplicar conhecimento científico voltado especialmente para aquela região", enfatizou.

Para Roberto Gato, o acordo é importante para a rádio afirmar seu espaço junto ao público jovem. "Apesar de sermos uma das rádios mais ouvidas do Estado na internet pelo aplicativo de celular, ainda não temos um apelo forte com os jovens; nosso ouvinte está na faixa etária acima dos 30", afirmou o jornalista.

O acordo foi elaborado pelo Colegiado de Pedagogia da Ueap que, junto à Pró-Reitoria de Extensão, vai auxiliar a equipe técnica da rádio a elaborar um plano de trabalho a partir de janeiro. A expectativa é que em fevereiro de 2017 a Ueap integre a grade de programação da Rádio Difusora com um programa semanal.