quinta, 22 de dezembro de 2016 - 15:32h
Policiais e bombeiros concluem curso de graduação e capacitação
Cursos foram realizados pela primeira vez no Amapá, através da parceria entre Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Escola de Administração Pública.
Foto: Marcelo Loureiro
Formatura faz parte do processo de qualificação dos integrantes dos órgãos que compõem a Segurança Pública

Na quarta-feira, 21, o Governo do Estado do Amapá (GEA) realizou a formatura de 54 militares integrantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar que participaram do curso de aperfeiçoamento de oficiais e do curso superior de bombeiro e policial militar.

A turma de formandos, composta por tenentes coronéis e capitães, é a primeira a receber esse tipo de graduação em território amapaense. Ambos os cursos tiveram duração de quatro meses e foram criados a partir de um termo de cooperação técnica entre as duas corporações e a Escola de Administração Pública (EAP).

No curso de aperfeiçoamento de oficiais, o militar é preparado para assumir funções relacionadas à gestão de unidades dentro da corporação, e no curso superior de bombeiro e policial, o participante é capacitado para assumir funções de comando das instituições.

Na cerimônia, os militares que mais se destacaram receberam medalhas do mérito intelectual e placas de reconhecimento das mãos do governador Waldez Góes e da primeira-dama Marilia Góes. O comandante da Polícia Militar, coronel Carlos Souza, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Vagner Coelho, e o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Euricláudio Alencar, também participaram da solenidade.

O governador destacou que a formatura faz parte do conjunto de ações que visam valorizar os serviços prestados pelas corporações. Entre as melhorias realizadas neste ano, o gestor citou a entrega das viaturas, a promoção dos oficiais e a realização de concurso público.

“Modernizar e dar estrutura para os nossos militares é um dos nossos compromissos nessa gestão. A oferta destes cursos em território local é algo inédito que foi resultado do trabalho conjunto dos órgãos envolvidos. Em 2017, vamos dar continuidade a esse trabalho a partir do lançamento do concurso para a Polícia Militar”, enfatizou.

O comandante da PM destacou que esses investimentos tiveram resultados positivos na segurança pública, um dos setores que tiveram destaque na colocação do Amapá no ranking de competitividade entre os estados, que saltou da 25º para o 16º lugar. O índice é medido pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

“Investir na capacitação que aprimora e potencializa as atividades do policial, tanto na gestão de comando como nas atividades operacionais, reflete diretamente na melhoria da segurança pública. Essas ações evidenciam e mostram que a polícia do Amapá tem força e reconhecimento nacional”, declarou.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, Vagner Coelho, a realização dos cursos é um esforço das corporações e da EAP e significou uma economia de R$ 5 milhões ao Estado.

“Nossos policiais e bombeiros, muitas vezes, precisavam se deslocar para outros estados para fazer essa capacitação, mas com a crise econômica que atinge o estado, não tivemos mais essa disponibilidade. Em contrapartida, buscamos garantir essa formação em território local através da parceria com a EAP, que disponibilizou a equipe técnica para organizar os cursos”, explicou.

Um dos destaques no curso superior de formação de policial foi o tenente-coronel José Paulo Matias, orador da cerimônia de formatura. Na oportunidade, o militar falou da importância da graduação para o exercício da atividade na corporação.

“Foram momentos que podemos compartilhar nossa experiência e para aprendermos ainda mais sobre as noções administrativas e operacionais da nossa profissão. Com certeza, todos os policiais e bombeiros que hoje estão formando contribuirão ainda mais para que o nosso trabalho seja cada vez mais reconhecido e respeitado pela sociedade”, disse.