terça, 22 de dezembro de 2020 - 21:37h
Pesquisa: Amapá tem 4 projetos aprovados em edital da Capes
Foram selecionados projetos nas áreas da saúde, educação, meio ambiente e desenvolvimento regional. O valor total do recurso é de R$ 4,7 milhões.
Foto: Maksuel Martins
Propostas foram elaboradas em conjunto com instituições locais de pesquisa.

Quatro projetos para fortalecimento de programas de pós-graduação do Amapá foram aprovados em chamada pública lançada pelo Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Parcerias Estratégicas nos Estados, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O edital do PDPG foi lançado no Amapá após uma parceria firmada entre o Governo do Estado, através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap), e a Capes, que é vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

Os projetos aprovados contemplam as áreas da saúde, educação, meio ambiente e desenvolvimento regional, onde os pesquisadores envolvidos receberão bolsas de estudo e auxílio financeiro para realização de suas pesquisas.

De acordo com a diretora-presidente da Fapeap, Mary Guedes, o programa ajuda a consolidar e fortalecer as redes de pesquisas no estado.

“O edital teve foco nos programas de pós-graduação em consolidação e os emergentes, criados a partir de 2013, e nos relacionados às áreas consideradas prioritárias no âmbito estadual. Isso tudo é fundamental para propiciar o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do Amapá”, explicou a diretora.

Do recurso de R$ 4,7 milhões disponibilizados no edital, R$ 1,1 milhão é oriundo do Governo do Estado e R$ 3,6 milhões da Capes. Todos os projetos contemplados são da Universidade Federal do Amapá (Unifap), instituição local de pesquisa que possui programas de pós-graduação que atenderam os requisitos do certame.

Para a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da Unifap, Dr.ª Amanda Fecury, o trabalho em conjunto rendeu bons frutos para o setor científico amapaense.

“O êxito nesse processo é fruto de mais uma parceria bem-sucedida da Fapeap com a Unifap, onde o objetivo é alavancar os programas de pós-graduação. Com isso, avançamos na pesquisa, no conhecimento e na consolidação de estudos e linhas de pesquisa”, destacou a pró-reitora.

Para mais informações sobre o programa e o edital, acesse www.fapeap.ap.gov.br.

Projetos aprovados

• Saúde: Projeto Consolidação dos Programas de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (Ppgcs), em Desenvolvimento Regional (Ppgmdr) e em Biodiversidade Tropical (Ppgbio): Formação de Pessoal e Desenvolvimento Científico;
  • Educação: Projeto Fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação Emergentes em Letra, História e Educação da Universidade Federal do Amapá: formação de pessoal e desenvolvimento científico em Educação na Amazônia;
  • Meio ambiente: Projeto Fortalecimento dos programas de pós-graduação em Ciências Ambientais e Farmacêuticas;
  • Desenvolvimento regional: Projeto Apoio aos Programas de Pós-Graduação Emergentes de Geografia e de Estudos de Fronteira da Unifap: Gestão Territorial e Políticas Públicas.

O PDPG

O Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Parcerias Estratégicas nos Estados tem o objetivo de promover a capilarização das ações de formação de recursos humanos altamente qualificados, para desenvolver e fortalecer a pós-graduação e a pesquisa nos Estados da Federação, por meio da interação entre o Governo, a universidade, a iniciativa privada ou o terceiro setor, propiciando o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do país.