quarta, 21 de dezembro de 2016 - 17:12h
Nova previsão de chuvas para dezembro e janeiro deixa Defesa Civil em alerta
As chuvas que caíram nos últimos dias superaram em 150 mm a previsão inicial para dezembro, que era de 100 mm.

Com a nova previsão de 250 mm de acúmulo de chuvas para dezembro, a Defesa Civil Estadual colocou em alerta todo o efetivo do órgão. Um novo boletim, superando em 150 mm a previsão inicial, que era de 100 mm para todo o mês no Estado, foi emitido esta semana pelo no Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis do Instituto de Estudos e Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (IEPA).

De acordo com o secretário executivo da Defesa Civil, Alexandre Veríssimo, a chuva que caiu nos últimos dias ultrapassou a previsão de todo o mês, o que levou o Iepa a formular uma nova previsão. Contudo, essas primeiras pancadas de água serviram para que os bombeiros atualizassem o mapeamento dos pontos da capital.

De acordo com o relatório, existem, em Macapá, 29 áreas de risco, com 65 pontos de alagamento na cidade. “Estamos verificando se os serviços propostos para nos pontos mapeados foram feitos pela prefeitura do município para que seja emitido um relatório geral da situação desses pontos”, informou Veríssimo. Segundo ele, quando o relatório atual estiver concluído, será enviada uma cópia à prefeitura de Macapá, informando os possíveis problemas e propondo soluções.

De acordo com Veríssimo, parte do efetivo está de sobreaviso, o que aumenta a capacidade de mobilização para uma rápida resposta em casos emergenciais. No monitoramento das chuvas, a Defesa Civil e o Iepa também contam com quatro novas estações meteorológicas automáticas, que coletam dados sobre o nível e vazão de rios, além da quantidade de precipitação pluviométrica.

Interior

Além de Macapá, os municípios de Laranjal e Vitória do Jari deixam em alerta as autoridades. A Defesa Civil monitora os níveis do Rio Jari e afluentes. Caso seja necessário, alertas serão emitidos. Até o momento está tudo tranquilo.