Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 21 de dezembro de 2016 - 12:22h
Hemoap inicia campanha Natal Solidário
Campanha começou na quarta-feira e busca manter o estoque de sangue no fim do ano.
Por:
Foto: Marcio Pinheiro
Campanha do Hemoap busca incentivar as pessoas a doarem sangue nessa época do ano

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) deu início a mais uma campanha 'Natal Solidário'. O objetivo é repetir o sucesso da campanha do ano anterior que recebeu muitas doações. O Instituto, que esse ano recebeu mais de 18 mil doações, quer garantir o estoque para as festas de natal e fim de ano.

As doações para o Natal Solidário ocorrem às quartas, quintas, e sextas-feiras que antecedem o natal e são direcionadas a todos os públicos, respeitando os critérios para doação.

O objetivo é aumentar o volume de doações, já que nesse período do ano a demanda por sangue costuma aumentar em hospitais do Estado. "Em função disso, estamos fazendo essa chamada para melhorar nosso estoque, nós estamos com um bom estoque, mas ele tem que ser renovado", explicou o diretor do Hemoap, Sávio Guerreiro.

Na última campanha, realizada no mês de novembro, deu para abastecer o estoque, mas ele precisa ser renovado a cada 35 dias, no máximo. O Instituto tem em torno 25 mil doadores cadastrados. "Uma grande parte doou só uma vez e não voltou mais", disse Guerreiro.

Campanha Doa Mulher

Os dias do Natal Solidário coincidem com a campanha 'Doa Mulher' que acontece o ano inteiro e é realizada às quintas, e sextas-feiras de cada mês. É direcionada ao publico feminino e os critérios também devem ser observados.

Critérios para doação

Os doadores devem esta portando documento de identificação e precisam ter mais de 16 anos e menos de 69. Para menores de 18 anos é preciso ter autorização dos responsáveis e ter mais de 50 quilos. É essencial que o possível doador esteja bem descansado e alimentado.

Ao chegar ao Hemoap, o candidato à doação deve passar pela triagem técnica e clínica, onde serão observados os sinais vitais e  se o propenso doador é portador de alguma patologia que o impeça de doar.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá