Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 22 de setembro de 2021 - 22:23h
Com programação cultural e científica, Equinócio da Primavera 2021 atrai amapaenses e turistas
Fenômeno natural aconteceu às 16h21; Governo do Estado coordenou evento que trouxe atrações para o público.
Por:
Foto: Albenir Sousa
O recifense João Carlos aproveitou o dia para conhecer o Equinócio com a família e amigos.

Nesta quarta-feira, 22, a capital Macapá, localizada no meio do mundo, foi palco para o fenômeno Equinócio da Primavera, um dos maiores atrativos turísticos do Amapá.

O monumento Marco Zero do Equador recebeu visitantes locais e turistas para observar o movimento que marca a chegada da nova estação no hemisfério sul em uma programação organizada pelo Governo do Estado com atrações culturais e científicas.

João Carlos, de 55 anos, é recifense e, este ano, teve a oportunidade de presenciar o fenômeno pela primeira vez.

“Estar com um pé em cada hemisfério foi uma das coisas mais interessantes que eu já pude presenciar, é fora do comum e sobrenatural. Além do fenômeno, eu também queria ver as manifestações culturais, e está sendo possível sentir uma magia através das pessoas, da música", confessa o turista sorrindo ao relatar sua experiência.

O evento teve sua programação iniciada pela manhã, com cunho educativo-científico, além de lazer com o muro de escalada que foi montado no monumento; seguindo a tarde, o evento contou com a programação cultural que acompanhou o fenômeno acontecer. O palco musical foi dos grupos Quinteto Ponto Com e Kazumba Akelê, além de apresentação do DJ 008.

Samuel, Dáfnis e Alice aproveitaram para curtir a programação em família.

“É muito bom participar e também ter esse encontro com a comunidade, podendo apreciar o que nossa terra tem de bonito e aproveitar esse momento de alegria”, ressaltou Samuel, que é paraense e atualmente mora em Macapá, com a companheira e filha amapaenses.

A fotógrafa Bruna Andrade morou um período da infância nas terras amapaenses e atualmente vive no Acre. Após oito anos longe do estado, voltou para visitar a família e aproveitou o fenômeno.

"Eu sinto muita falta de ver e sentir nossa cultura mais de perto, me sinto parte daqui. É muito bom perceber o quanto o Equinócio se tornou mais valorizado e hoje podemos vivenciar um evento como este", conclui.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá