quinta, 22 de junho de 2017 - 11:41h
Governo estimula educadores a participarem do Prêmio Professores do Brasil 2017
Professores autores dos melhores relatos de prática pedagógica serão premiados com viagens internacionais e dinheiro
Foto: MEC
É importante a participação de professores como forma de fortalecer o sistema educacional

As inscrições para a 10ª edição do Prêmio Professores do Brasil podem ser feitas até o dia 25 de agosto. O prêmio é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC). No Amapá, o Governo do Estado, através da Secretaria da Educação (Seed), tem estimulado os professores a participarem do prêmio, como forma de fortalecimento do sistema educacional. Duas viagens internacionais estão previstas para os vencedores.

As inscrições são feitas exclusivamente pelo site do prêmio, e serão homologadas após preenchimento e envio de formulário com relato de prática pedagógica. Podem participar educadores de escolas públicas. A iniciativa busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuam para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos em sala de aula.

Seis categorias compõem a premiação: Educação infantil (creche); Educação infantil (pré-escola); Ensino Fundamental - do primeiro ao terceiro ano (ciclo de alfabetização); Ensino Fundamental - do quarto ao quinto ano; Ensino Fundamental - do sexto ao nono ano; e Ensino Médio.

A premiação é dividida em três etapas: estadual (162 vencedores), regional (30 vencedores) e nacional (6 vencedores). Os vencedores da etapa regional receberão troféu, R$ 7 mil, mais uma viagem de oito dias à Irlanda, na Europa, onde vão participar de uma capacitação custeada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Na etapa nacional, além dos prêmios recebidos nas etapas estadual e regional, os seis professores autores dos melhores relatos de prática pedagógica, um de cada categoria - dentre os 30 classificados na etapa regional - receberão adicionalmente cada um R$ 5 mil e troféu.

As escolas às quais eles pertencem serão condecoradas com placas comemorativas e ganharão equipamentos de informática atualizados com softwares de conteúdo educacional.

Aqueles selecionados na categoria ‘Temáticas Especiais’ terão, entre os prêmios, uma viagem de sete dias a Londres (Inglaterra), onde participarão de atividades educativas, interativas, palestras e visitas a museus.

Histórico

O Prêmio Professores do Brasil foi instituído em 2005 pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), juntamente com instituições parceiras. Ao longo das sucessivas edições foram premiadas diversas experiências bem sucedidas, criativas e inovadoras, desenvolvidas por professores da educação básica pública.