sexta, 22 de junho de 2018 - 16:07h
Amapá e Guiana Francesa realizam mais uma edição da Semana de Saúde na Fronteira
Evento tem como objetivo realizar ações de saúde, mobilizações sociais e educativas para a comunidade da fronteira.
Foto: Arquivo/Sesa
Evento busca fortalecer as ações de saúde na fronteira e a cooperação entre o Brasil e a Guiana Francesa

O Governo do Estado do Amapá (GEA), em parceria com o governo da Guiana Francesa e a Prefeitura Municipal de Oiapoque, realizará, de 25 a 29 de junho, a Semana de Saúde na Fronteira, evento anual que leva ações de saúde e orientações de combate às doenças para as cidades de Oiapoque e Saint-Georges, na Guiana. No lado brasileiro o evento encerrará no dia 30 com ações sociais e de saúde do Programa Governo da Gente.

O evento faz parte do Acordo de Cooperação Técnica e Científica, firmado entre os governos brasileiro e francês, em 1996, com foco na atenção às populações da zona de fronteira. Os temas deste ano serão o controle das doenças de transmissão vetorial, as sexualmente transmissíveis IST/HIV/AIDS e hepatites virais, assim como o atendimento de urgência e emergência na região.

Durante a programação, haverá palestras e oficinas com temas voltados para o controle das doenças transmissíveis, o transporte de emergência de pacientes na fronteira, além dos cuidados e sigilo que os profissionais da saúde devem manter ao tratar de pessoas com HIV/AIDS. Essas programações irão ocorrer simultaneamente nas cidades de Oiapoque e Saint-Georges, no dia 25, porém, a abertura oficial do evento acontecerá no dia 26, no auditório do Fórum de Oiapoque.

Após a cerimônia oficial de abertura, serão realizadas ações educativas e de saúde nas cidades de Oiapoque e Saint-Georges, com atendimentos médicos, ambulatoriais, testes rápidos de ISTs, além de distribuição de preservativos e material informativo.

No decorrer da semana também haverá palestras e oficinas voltadas para doenças vetoriais, momento em que as cidades farão um mapeamento das regiões para se ter o controle, tratamento e epidemiologia dessas doenças. Além disso, acontecerá a segunda edição do encontro entre os médicos que trabalham na fronteira para troca de aprendizados e informações, o que propicia um canal de comunicação entre os profissionais.

Na ocasião, o Comitê Gestor Estadual Saúde na Fronteira e a representação francesa irão avaliar ações pactuadas de uma reunião que aconteceu em Cayenne, em fevereiro de 2018, quando foram estabelecidos mais programas e ações de saúde, que serão realizados ainda este ano na fronteira. Dessa forma, pode-se estabelecer uma cooperação entre os países com ações de educação e saúde que promovem o bem-estar da população com relação ao tratamento e prevenção das principais doenças e agravos presentes nessas regiões, e assim contribuem para a qualidade de vida.