quinta, 23 de maio de 2019 - 10:08h
IV Fórum de Boas Práticas estimula atividades sustentáveis na administração pública
Governo do Amapá participa do evento desde a primeira edição contribuindo com as boas práticas relacionadas ao tema de cada ano.
Por: .Colaboradores: Natacha Dantas
Foto: Philippe Gomes/Secom
Titular da Seed, Goreth Sousa, vai apresentar nesta quinta-feira, 23, o Projeto Escola Verde no IV Fórum de Boas Práticas

Na noite dessa quarta-feira, 22, teve início o IV Fórum de Boas Práticas na Administração Pública, com o tema “Sustentabilidade”. O evento acontece no Plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE/AP), em Macapá, e segue até esta quinta-feira, 23. Quem representa o governo são as secretarias de Estado da Administração (Sead) e Educação (Seed), a Controladoria-Geral e a Escola de Administração Pública (EAP).

Para o diretor-presidente da Escola de Administração Pública e representante do Governo do Amapá no evento, Jorielson Brito, o Fórum enaltece a conscientização do servidor público e faz com que as boas práticas sejam eficientes.

“O governo atende a esse chamado de prestigiar e reconhecer a importância da interação entre as instituições. Pois a EAP, assim como os outros órgãos estaduais aqui presentes, tem o papel de formar, treinar e capacitar os servidores públicos estaduais. Sendo assim, quando participamos de fóruns como esse, caminhamos para a inovação e modernização que valorizam as boas práticas no serviço público”, ressaltou Brito.

Na abertura do evento houve duas palestras, a primeira com o graduado e Doutorado em Engenharia da Produção e professor do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMS), Alexandre Meira de Vasconcelos, que tratou o tema “Oportunidades de Sustentabilidade no Setor Público”. A segunda com o juiz de Direito e auxiliar da Presidência do Tribunal do Justiça do Amapá (Tjap), Paulo César do Vale Madeira, que abordou “Sustentabilidade no Poder Judiciário do Estado do Amapá”.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, Rommel Araújo, afirma que a sustentabilidade é importante para a preservação do meio ambiente e também para a economia dos gastos públicos.

“Esse encontro está proporcionando uma verdadeira integração entre os órgãos públicos estaduais e federais. A sustentabilidade é uma preocupação que deixou de ser isolada e é muito interessante ver os órgãos pensando neste assunto, pois isso também significa economia de dinheiro, que pode ser aplicado em diversas outras áreas”, disse Araújo.

No segundo dia do evento, o Governo do Amapá vai apresentar o painel “Projeto Escola Verde: Horta Escolar e Empreendedorismo Sustentável”. Ele será apresentado pela titular da Seed, Goreth Sousa, que vai explicar como o Executivo tem avançado neste modelo de sustentabilidade que já alcançou cerca de 50 instituições de ensino da rede estadual. Entre as atividades, é feito o reaproveitamento dos recursos renováveis e produção de hortaliças na merenda como estratégia para uma alimentação mais saudável e sustentável.

IV Fórum

O evento é realizado pelo TRE/AP em parceria com o GEA, Ministério Público Federal (MPF/AP), Tribunal de Contas da União (TCU), Tribunal de Contas do Estado (TCE/AP), Ministério Público do Estado (MP/AP), 22º Brigada de Infantaria de Selva (BIS), Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Prefeitura de Macapá.

Quinta-feira (23/5)

Local: Plenário do TRE/AP. Rua: Mendonça Junior, nº 1502 - Centro - Macapá (AP).

8h30 às 9h30 - 1º Painel: Sustentabilidade Ambiental na Administração Pública: da teoria à prática. Apresentador: Marcelo Moreira - promotor de Justiça do Estado do Amapá. Debatedor: Maurício Oliveira - auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Amapá;

9h50 às 10h50 - 2º Painel: Obras Sustentáveis Públicas: Boas Práticas Construtivas na Obra do Hospital Universitário da Unifap. Apresentador: Cledinei Amanajás - servidor público da Universidade Federal do Amapá, graduado em Engenharia Civil e mestrado em Processos Construtivos e Saneamento Urbano.

Intervalo

11h10 às 12h - 3º Painel: Energias Renováveis na Administração Pública: energia solar fotovoltaica. Apresentador: Alaan Ubaiara Brito - graduado e Doutorado em Energia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Curso de Graduação, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e o de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação da Unifap. Debatedor:  Oscar Gislael Vieira Silva - secretário do Meio Ambiente do Município do Oiapoque;

14h - Palestra: Sustentabilidade no Dia-a-Dia. Palestrante: Teciane Dias de Oliveira - servidora pública do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, atualmente coordenadora de Pessoal e colaboradora do Núcleo Socioambiental;

14h30 - Energia Solar Fotovoltaica do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá. Apresentador: Adriano Lima de Souza;

15h10 - Estação de Tratamento de Esgoto e Pavimentação Intertravado na 22ª Brigada de Infantaria de Selva. Apresentador: Arthur Peixoto Marques - capitão do Exército Brasileiro e engenheiro de Fortificação e Construção;

15h40 - Boas Práticas Socioambientais no Município de Macapá. Apresentador: Clécio Vilhena - Prefeito do Município de Macapá.

Intervalo

16h - Projeto Escola Verde: Horta Escolar e Empreendedorismo Sustentável do Governo do Estado do Amapá. Apresentadora: Maria Goreth da Silva e Sousa - secretaria de Educação.

16h40 – Tjap Responsável: na prática. Apresentador: Rosywan Cantuária - Assessor de Planejamento do Tribunal do Justiça do Estado do Amapá.

Créditos:

Philippe Gomes/Secom