sexta, 22 de abril de 2022 - 11:15h
Vale do Jari: Governador Waldez acompanha ações de assistência humanitária às famílias afetadas
Desde o início do período chuvoso, o Governo do Estado realiza o monitoramento e antecipa estratégias para garantir segurança alimentar e minimizar vulnerabilidades.
Por: Claudio Morais
Foto: Maksuel Martins/Secom
Governador Waldez, senador Davi e secretário nacional de Defesa Civil estão na região desde a quinta-feira, 21.

O governador do Amapá, Waldez Góes, esteve no município de Laranjal do Jari na quinta-feira, 21, e segue para Vitória do Jari nesta sexta-feira, 22, para acompanhar as ações de segurança alimentar e assistência social às famílias atingidas pela elevação do nível do rio Jari.

Desde 14 de abril, o Estado reconhece a Situação de Emergência declarada pelos dois municípios em função das inundações.

Acompanhado pelo senador da República, Davi Alcolumbre, e o secretário nacional de Defesa Civil, Alexandre Lucas, Góes reforçou que as equipes de assistência e de defesa social estão no município e realizam o monitoramento das vulnerabilidades desde o início do período chuvoso.

“Já temos expertise a nível de Estado, que trabalhamos em conjunto com os municípios. Tínhamos feito outra visita [há três semanas] já antecipando as providências, adotadas conjuntamente pelo município e pelo Estado, e agora reforçadas pela Defesa Civil Nacional”, destacou o governador.

Sob a coordenação da Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (Sims), o Governo do Amapá já garantiu mais de 6,5 mil cestas de alimentos para a população afetada, trabalho que será reforçado com a participação federal, articulada pelo senador Davi Alcolumbre.

“O governador e eu recebemos os prefeitos de Laranjal e Vitória [do Jari] e imediatamente acionamos o ministro do Desenvolvimento Regional para que a Defesa Civil Nacional viesse ao Vale do Jari, visitar as vítimas desse desastre natural e participar dessa força-tarefa de defesa da vida das pessoas”, pontuou Alcolumbre.

Somente em Laranjal do Jari, são mais de 16 mil pessoas afetadas pelas cheias, situação que se repete em Vitória do Jari, onde mais de 2,5 mil famílias foram atingidas.

“Viemos aqui sentir de perto as necessidades e já liberar os recursos que os municípios estiverem necessitando”, completou o secretário nacional de Defesa Civil.