Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 22 de abril de 2021 - 12:42h
Ação de testagem no Aeroporto de Macapá identifica casos de covid-19
Nos meses de março e abril foram testados 211 passageiros, com 22 casos confirmados de covid-19. Os técnicos da SVS também realizaram, no mesmo período, a triagem em 17.521 pessoas.
Por: .Colaboradores: Marcelo Guido
Foto: Ascom/SVS
Testes com antígeno são realizados no aeroporto.

O serviço de testagem no Aeroporto Internacional de Macapá tem o objetivo de ajudar a controlar a entrada em Macapá de pessoas infectadas com o coronavírus. O serviço de triagem foi instalado desde o início da pandemia, entretanto, desde março deste ano estão ocorrendo os testes rápidos com antígeno. O exame de  antígeno é mais eficaz do que os demais testes rápidos.

A dinâmica é simples: É feito o serviço de triagem em todos os passageiros que desembarcam ou embarcam no Aeroporto, com aferição de temperatura e analisada clinicamente a situação de cada um. Caso apresente algum sintoma ou histórico, a pessoa é encaminhada para realizar o exame com teste rápido antígeno. Em seguida é aferida a pressão é verificada a saturação, se o resultado é positivo a pessoa é encaminhada, através do SAMU, quando necessário, para o tratamento o mais rápido possível na unidade de saúde mais próxima.

"Estamos com equipes permanentes no Aeroporto. O nosso objetivo é localizar os casos positivos e encaminhar para o tratamento", afirmou Dorinaldo Malafaia,  superintendente da SVS no Amapá. 

Entre os dias 22 de março a 18 de abril foram realizados 211 testes e 22 deram positivos. Além disso, passaram pela triagem 7.984 passageiros que desembarcaram em Macapá e 9.537 pessoas que estavam embarcando para outro estado. 

"Nós orientamos todos os passageiros a passarem pela nossa triagem. Damos preferência para quem apresenta os sintomas. O teste é rápido e não atrapalha o itinerário de ninguém", enfatizou Malafaia.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá