sexta, 22 de fevereiro de 2019 - 16:10h
Governo prepara agentes para atuarem na prevenção de desastres naturais no centro-oeste
Agentes da Defesa Civil de quatro municípios e funcionários da Hidrelétrica Coaracy Nunes estão aptos para atuar em casos de sinistros.
Foto: CBM/AP
1º Curso Básico de Proteção e Defesa Civil foi promovido pelo quartel do CBM/AP de Porto Grande, inaugurado em 2018

Depois de ganhar um quartel do Corpo de Bombeiros Militar (CBM/AP), a região centro-oeste do Amapá agora terá profissionais capacitados para atuarem em ações de prevenção e resposta a desastres naturais como inundações, alagamentos, vendavais, rompimento de barragens e outros. Eles poderão, por exemplo, identificar quando o caso for de situação de emergência ou estado de calamidade pública.

São bombeiros e funcionários da Usina Hidrelétrica Coaracy Nunes que foram capacitados no 1º Curso Básico de Proteção e Defesa Civil, promovido pelo Grupamento de Proteção Ambiental e Combate a Incêndio Florestal (GPCIF), entregue pelo governador Waldez Góes em 2018, no município de Porto Grande. O curso conta com a parceria da hidrelétrica e teve cinco dias de duração (40 horas/aula), distribuídas entre quatro disciplinas teóricas e uma prática, com encerramento nesta sexta-feira, 22.

Os militares que participaram do curso atuam como agentes da Defesa Civil nos municípios de Porto Grande, Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari e Ferreira Gomes, cidades mais vulneráveis a ocorrência de alagamentos em função da presença de hidrelétricas em alguns deles.

O comandante do Grupamento de Proteção Ambiental e Combate a Incêndio Florestal, tenente-coronel Pelsondré Martins, disse que os participantes estão recebendo instruções sobre ações imediatas em caso de sinistros. “É um conjunto de ações que incluem a implantação de planos de proteção e defesa civil no planejamento municipal, a identificação e o mapeamento das áreas de risco de desastres, fiscalização dessas áreas, assim como a vedação de novas ocupações nestes locais”, enumerou o comandante.

Manter a população informada sobre áreas de risco e ocorrência de eventos extremos, bem como sobre protocolos de prevenção e alerta sobre as ações emergenciais em circunstâncias de desastres também fazem parte desse conjunto de ações.

Com a conclusão do curso, os profissionais já poderão atuar na prevenção a transtornos, principalmente, em relação aos alagamentos neste período chuvoso. “Fazemos, regularmente, exercícios simulados, conforme Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil, assim como as vistorias de edificações e áreas de risco a fim de promover, quando for o caso, a intervenção preventiva e a evacuação da população dessas áreas”, reforçou o tenente-coronel Pelsondré Martins.

O curso

Os bombeiros e os funcionários da Coaracy Nunes receberam instruções de como funciona o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. E conheceram a estrutura dos órgãos que o compõem a nível federal, estadual e municipal; os procedimentos utilizados em situação de anormalidade; as atribuições dos agentes municipais de Defesa Civil e os procedimentos para as ações de avaliação, monitoramento, socorro, assistência e recuperação de áreas atingidas por desastres.

As aulas foram ministradas nas instalações físicas do quartel do CBM/AP (GPCIF), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (Campus Porto Grande) e da Usina Hidrelétrica Coaracy Nunes.

Créditos:

CBM/AP