Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 22 de janeiro de 2021 - 13:53h
Luz para Viver Melhor: Governo leva energia para 152 comunidades do Amapá
As comunidades eletricamente isoladas, localizadas em oito municípios, já receberam a cota de combustível do mês de janeiro.
Por:
Foto: Acervo pessoal

O programa Luz para Viver Melhor, do Governo do Amapá, garante energia elétrica por meio do abastecimento de combustível para geração de energia em 152 comunidades rurais isoladas sem energia convencional.

Coordenado pela Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (Sims), o programa atualmente possibilita a distribuição de óleo diesel a cada 30 dias para o abastecimento de geradores em comunidades localizadas nos municípios de Amapá, Calçoene, Cutias do Araguari, Itaubal do Piririm, Laranjal do Jari, Mazagão, Oiapoque e Vitória do Jari, além do arquipélago do Bailique, distrito de Macapá.

O cronograma é feito mensamente de acordo com as datas de entrega de cota de combustível para cada localidade.

A titular da Sims, Albanize Colares, acompanhada da equipe de técnicos, monitorou a primeira entrega de combustível deste ano às comunidades ribeirinhas. A secretária visitou os locais de armazenamento do óleo e conversou com as famílias beneficiárias do Luz para Viver Melhor.

É importantíssimo vivenciar a realidade das famílias e executar a política pública humanizada e inclusiva”, avaliou Albanize.

Luz para Viver Melhor

O programa Luz para Viver Melhor foi criado em 2003, pelo governo estadual, para atender a famílias em situação de vulnerabilidade social, que não tinham condições de pagar pela energia consumida. Os critérios previam que os beneficiários tivessem renda mensal até 25% do salário mínimo e consumo médio de 140 KW.

Em 2005, foi criada no programa a modalidade que atende com o abastecimento de óleo diesel, para alcançar as comunidades eletricamente isoladas e sem nenhuma alternativa de geração de energia. Funciona com uma parceria entre a Sims e a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA).

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá