Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 21 de novembro de 2016 - 13:51h
População deve ter cor identificada corretamente no SUS
Declaração da cor e raça é importante para se ter noção do atendimento que está sendo realizado
Por:
Foto: Marcio Pinheiro
Tempo de resposta ao tratamento desses pacientes também foi debatido no encontro
O acesso e a identificação da população negra no Sistema Único de Saúde (SUS) foi debatido nesta segunda-feira, 21, no primeiro Fórum Estadual de Saúde da População Negra. O evento ocorrido no Centro de Convenções Azevedo Picanço, reuniu membros da sociedade civil organizada, estudantes, profissionais de saúde e do Ministério da Saúde (MS).

O tempo de resposta ao tratamento desses pacientes também foi debatido no encontro. Desde 2015, o Comitê Gestor vem realizando oficinas com profissionais de hospitais e unidades básicas de saúde, para capacitá-los quanto ao preenchimento correto das fichas de notificação em relação à cor e raça.

"O quesito cor e raça não está sendo preenchido nesses primeiros locais de atendimento. Os funcionários desses locais ficam com vergonha de perguntar qual é a cor do usuário e isso não nos dá precisão ", explicou Pedro Alencar, presidente do Comitê. 

A declaração da cor e raça do usuário que está sendo atendido pelo SUS é importante para se ter noção e dimensão do tipo de atendimento que está sendo realizado e a quem está sendo direcionado.

“Campanhas como essas de declaração de cor e o reconhecimento de raça são importantes levarmos para dentro do SUS. É um trabalho que só anda se os elementos que o compõem o sistema estiverem caminhando juntos”, justificou Esdras Pereira, diretor do Departamento de Apoio à Gestão Participativa do MS.

Já foram realizadas três oficinas com profissionais da rede pública de saúde que fazem o preenchimento das fichas. Elas ocorreram com base na portaria nº 724/2015, assinada e regulamentada pela Sesa, que torna obrigatório o preenchimento da cor e raça do paciente logo que ele dê entrada em qualquer unidade de saúde.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá