domingo, 21 de julho de 2019 - 09:35h
Sorteado para 2018, figura do Atalaia fará o papel na Festa de São Tiago 2019
Ronycleizer Almeida dos Santos foi operado às vésperas das encenações do ano passado.
Por: Gabriel Penha
Foto: Gabriel Penha/Secom
Ronycleizer Almeida já com a indumentária do Atalaia, se prepara para uma das cenas mais difíceis: a morte do personagem

A figura do Atalaia de 2019 será o cumprimento de uma obrigação que deveria ter sido executada ano passado. Ronycleizer Almeida dos Santos, 24 anos, foi sorteado ainda em 2017 para fazer a figura em 2018, mas uma cirurgia para a retirada de pedra nos rins às vésperas das festividades o deixou de fora da encenação.

Na ocasião, o papel acabou sendo feito pelo chefe dos Cristãos, Francisco Canindé Jacarandá. Agora, Ronycleizer vai, enfim, encarar o grande desafio. O Atalaia é o personagem responsável pelas cenas consideradas mais difíceis na encenação da batalha entre mouros e cristãos: quando arrebata o estandarte inimigo e cavalga em disparada e depois é atirado e morto pelos mouros.

“Nos preparamos ao longo do ano para fazer o papel da melhor maneira possível. Contamos com o apoio da família para que tudo saia a contento”, disse Ronycleizer.

O Atalaia é um oficial da tropa cristã e representa heroísmo dentro das encenações. Consegue roubar a bandeira inimiga e atirá-la para o acampamento aliado. Em represália, é capturado e decapitado. Sua cabeça é exibida na ponta de uma lança para servir de exemplo e tentar intimidar os soldados do povo cristão.

A Festa de São Tiago

Tradição trazida da África no século 18, a Festa de São Tiago completa 242 anos em 2019, e acontece de 16 a 28 de julho. É realizada desde o ano de 1777 em Mazagão Velho, no município de Mazagão. Mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto para contar a aparição de Tiago como um soldado anônimo que lutou bravamente ao lado do povo cristão contra os mouros e garantiu sua vitória.

É organizada e realizada pela comunidade local, através da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), com apoio do Governo do Amapá e prefeitura local. Este ano, o Estado investiu R$ 692.738,40, repassados através de convênio celebrado entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Fundação Municipal de Cultura e Turismo de Mazagão (MazagãoCult).