quarta, 21 de março de 2018 - 15:13h
I Encontro de Bombeiras vai abordar temas sobre saúde e o papel da mulher na corporação
Evento acontece nos dias 22 e 23 de março com mesas redondas, palestras e competição de circuito operacional, em Macapá.
Foto: Irineu Ribeiro/Secom
O encontro busca a integração das militares e discutir temas que fazem parte da pauta nacional do Comitê Nacional de Bombeiras

Representantes de cada instituição da segurança pública e de órgãos ligados à proteção e ao atendimento à mulher vão participar do I Encontro de Bombeiras Militares do Amapá. O evento inédito acontecerá nos dias 22 e 23 de março, na capital Macapá. O primeiro dia será no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o segundo, no Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP). O encontro busca a integração das mulheres militares e discutir temas que fazem parte da pauta do Comitê Nacional de Bombeiras Militares.

Os temas são referentes à saúde da mulher e o papel delas dentro das instituições bombeiro militar, informou a médica e assessora técnica de Defesa Civil em Saúde do CBM/AP, coronel Karina Homobono, uma das coordenadoras do evento. “Por causa das atividades desenvolvidas no dia-a-dia, quase não temos tempo para discutir esse e outros assuntos importantes para o bom desempenho de nossas funções”, justificou a coronel.

O encontro terá a participação de duas militares do Corpo de Bombeiros do estado de Roraima: a presidente do Comitê Nacional de Bombeiras, coronel Vanísia Santos, combatente mais antiga do Brasil e; a psicóloga Darling Mezono, que realizou um trabalho na segurança pública de Roraima sobre a síndrome de Burnout, conhecida como síndrome do stress crônico, nos agentes de segurança pública daquele estado. “Será uma oportunidade para que possamos conhecer as experiências vivenciadas pelas colegas do estado de Roraima”, frisou Homobono.

Haverá, ainda, uma palestra com a tenente-coronel da corporação amapaense Márcia Santos, autora de um artigo publicado, em 2017, sobre o histórico da entrada das mulheres no Corpo de Bombeiros no Amapá.

A saúde da mulher bombeira será discutida com a participação dos médicos Antônio Furlan, que falará sobre cardiologia; o ginecologista Roberto Maciel, sobre os tumores ginecológicos e a mastologista e tenente dos bombeiros Natália Monteiro, que falará sobre câncer de mama.

O evento também contará com palestras sobre os crimes relacionados a mulher. A delegada de Polícia Civil, Lívia Pontes, falará sobre assédio moral e sexual. E a deputada estadual Marilia Góes, que durante muitos anos, atuou como delegada de polícia, fecha o primeiro dia falando sobre violência contra a mulher. “A ideia é discutir e esclarecer esses temas que servem não somente para a vida militar, mas para a civil, também”, concluiu a coronel Karina Homobono.

No segundo dia, será realizada no Comando-Geral do CBM/AP, a competição Bombeira de Garra Tucuju. Será a primeira vez que as bombeiras competirão fazendo circuito operacional, que inclui salvamento aquático, salvamento terrestre e altura e, combate a incêndio.

Atualmente, o Corpo de Bombeiros do Amapá conta com 399 militares do sexo feminino, o que representa 32% de um efetivo formado por 1.310 bombeiros.

Quinta-feira – 22 de março

Local: Audito?rio do Sebrae/AP

8h – Abertura;

8h30 – Palestra: Bombeiras do Brasil - Comite? Nacional de Bombeiras Militares (CNBM - LIGABOM). Palestrante: Cel QOCBM Vani?sia de Sousa Santos – CBM/RR;

9h – Palestra: Mulheres no CBM/AP. Palestrante: Ten. Cel. QOCBM Ma?rcia Cristiane Santos Corre?a – CBM/AP;

9h30 – Intervalo;

Exposic?a?o de Paineis de Trabalhos e Pesquisas de Militares (durante todo o dia);

10h – Mesa redonda: Sau?de da Mulher. Moderadora: Cel QOSBM Me?d. Karina Ferreira Ribeiro Homobono.

Temas: Cardiologia para a Mulher (me?dico Anto?nio Furlan); Ca?ncer de Mama (Ten. QOSBM Me?d. Nata?lia Mendes Gonc?alves Monteiro; Tumores Ginecolo?gicos (Me?dico Roberto Mar – cel. Soares Alves);

11h – Atividade Fi?sica e Sau?de: Sd QPCBM Naiana Roberta Dias Rodrigues;

11h20 – Nutric?a?o: Dayse Oliveira;

11h40 – Discusso?es;

12h10 – Almoc?o;

13h30 – Mêsa Redonda: Sau?de Mental. Moderadora: Cap QOSBM Psic. Alline Mayra da Silva Silva;

13h40 – Momento Motivacional - Entre os coturnos e as sapatilhas: os desafios da mulher bombeira para manter a forc?a e a coragem sem perder a ternura. Psico?loga Keila Santos;

14h – Autoconhecimento e Compete?ncias emocionais. Psico?logo Washington Branda?o;

14h20 – Sau?de Mental e Ge?nero. Psico?loga Adriana das Chagas Oliveira Pacheco;

14h40 – Si?ndrome de Burnout. Psico?loga Darlim Saratt Mezomo (RR);

15h – Discusso?es;

15h30 – Palestra: Direitos das Bombeiras Militares do Amapa?. Sgt QPCBM Marcelo Augusto da Silva Oliveira;

16h - Intervalo;

16h15 – Mesa Redonda: Crimes relacionados ao trabalho e ao ge?nero. Moderadora: Cap. QOCBM Ivanete Moraes Monteiro. Temas: Asse?dio Sexual e Asse?dio Moral. Delegada Li?via Cristina Pontes dos Prazeres;

16h40 - Viole?ncia contra a Mulher e o Empoderamento feminino. Deputada estadual Marilia Go?es, presidente da Frente Parlamentar de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solida?ria;

17h – Assiste?ncia a?s vi?timas de viole?ncia no Amapa?: Camuf, Secretaria de Poli?ticas Pu?blicas para Mulheres;

17h20 – Discusso?es;

18h – Apresentac?a?o do Novo Regulamento de uniformes;

18h30 – Encerramento.

Sexta-feira – 23 de março

Local: Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amapa?

8h – Abertura da Competic?a?o Operacional Bombeiras de Garra Tucuju 2018. Modalidades: Salvamento Aqua?tico; Combate a Ince?ndio e Salvamento em Altura e Terrestre;

10h – Homenagem a destaques e premiac?o?es;

11h – Apresentac?a?o Cultural;

12h - Palavras do Comandante-Geral;

12h30 – Agradecimentos e encerramento.