quarta, 21 de fevereiro de 2018 - 10:17h
GEA inicia treinamento para servidores municipais na captação de convênios
O objetivo é atualizar os agentes públicos na legislação recentemente alterada e a operacionalização do Sincov.
Servidores de Santana durante o treinamento no auditório da Secretaria de Desenvolvimento das Cidades, em Macapá.

Representantes dos municípios amapaenses participam de mais um processo de capacitação, promovido pelo Governo do Estado do Amapá (GEA), para utilizarem o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv), ferramenta do governo federal para gestão de recursos de transferências voluntárias.

A capacitação é coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento das Cidades (SDC), em parceria com a Escola de Administração Pública do Amapá (EAP), no período de 20 a 22 de fevereiro, com a participação 20 técnicos operadores e gerentes das equipes das prefeituras de Santana, Ferreira Gomes e Serra do Navio.

O treinamento faz parte do plano de capacitação dos servidores municipais na gestão eficiente de recursos público, objetos de acordos de interesse recíproco (convênios e contratos de rapasse), iniciado ainda em março de 2017. Esse trabalho, que percorreu os municípios no ano passado, proporcionou módulos de treinamento abrangendo desde as noções preliminares até a etapa de execução dos projetos, em que foram beneficiados 14 municípios amapaenses para conhecer e se aperfeiçoar sobre o Siconv.

O treinamento qualifica os técnicos para a elaboração de projetos junto ao governo federal, que contribuam com a melhoria dos índices de desenvolvimento dos municípios. A importância do curso está na formação técnica e autonomia das prefeituras na gestão do sistema Siconv. ressalta a gerente do Núcleo de Articulação Institucional e Integração Municipal da SDC, Elenildo Fonseca.

“Nós começamos novas capacitações e convidamos os técnicos para participarem nessa nova leva de treinamentos. Nesta edição, o objetivo é deixar nossos técnicos mais preparados e conhecendo os passos para serem contemplados com os convênios”, explica a gerente do Núcleo de Articulação Institucional e Integração Municipal da SDC, Elenildo Fonseca.

A perspectiva é de capacitar 150 servidores municipais em 2018, número esse já atingido no ano passado.

Todo treinamento será realizado em ambiente real na plataforma do Sincov, o que permite ao usuário a vivenciar o cenário que encontrará no manuseio em seu município.

Paralelamente ao evento na cidade de Macapá, outra equipe da SDC se deslocará ao município de Pedra Branca do Amapari para realizar a mesma capacitação. Ao final, os treinandos que obtiverem desempenho e frequência mínima exigida receberão certificados pela EAP.