quinta, 21 de janeiro de 2021 - 09:55h
Circuito Educação visita escolas de Amapá e Calçoene para fortalecer qualidade do ensino
Projeto vai até unidades escolares da rede estadual em todos os 16 municípios.
Foto: Valdeí Balieiro
Em janeiro de 2021, duas importantes agendas do Circuito foram promovidas em Pracuúba e Laranjal do Jari.

Em 2021, o Circuito Amapá já levou ações de fortalecimento do ensino às escolas dos municípios de Pracuúba e Laranjal do Jari. Nessa sexta-feira, 22, o projeto alcançará duas cidades no norte do estado: Amapá e Calçoene. O programa foi criado com o objetivo de intensificar a relação entre o Governo do Amapá, as escolas e a comunidade.

Neste encontro, a Secretaria de Educação (Seed) vai fazer o levantamento de unidades escolares que poderão ofertar o ensino de tempo integral nos próximos anos, além de dialogar com as secretarias municipais sobre o planejamento da municipalização de unidades escolares. Outra expectativa é fortalecer o Regime de Colaboração.

A iniciativa também reforça o compromisso do governo estadual com a valorização do profissional da educação e as redes municipais de educação.

Circuito Educação – Agenda de 2021

A primeira parada do Circuito foi na comunidade de Cujubim, em Pracuúba. A iniciativa rendeu compromissos firmados com a comunidade e a entrega da escola estadual Pedro Maciel Filho totalmente reestruturada, com equipamentos novos e salas climatizadas no valor total de R$ 2,3 milhões. O governador Waldez Góes e a secretária de Educação, professora Goreth Sousa, estiveram na solenidade de entrega da unidade escolar.

Governador inaugura escola na comunidade Cujubim, em Pracuúba

A segunda parada, ainda em janeiro, aconteceu em Laranjal do Jari, onde ocorreu a entrega da nova escola estadual Bom Amigo Manoel Mandi, no valor de mais de R$ 1,5 milhão, para a comunidade ao redor e, especialmente, aos 500 estudantes da instituição. Além disso, houve reuniões da equipe da Seed com lideranças estudantis, professores e equipe gestoras de colégios nos municípios de Laranjal do Jari e Vitória do Jari, município vizinho.Durante os dois últimos encontros, a Seed fez um panorama dos serviços de infraestrutura que serão feitos ainda este ano nas unidades escolares dos municípios no sul do Estado.

Governo do Amapá inaugura escola Bom Amigo Manoel Mandi em Laranjal do Jari

“É essencial essa proximidade com as escolas e com a comunidade escolar. Com esse trabalho, queremos fortalecer o aprendizado de milhares de crianças, adolescentes e jovens amapaenses”, frisou Goreth Sousa.