Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 20 de dezembro de 2019 - 11:00h
Filhote de peixe-boi morre após ser resgatado pela PM e Corpo de Bombeiros
Animal foi encontrado bastante debilitado em ilha no Pará. Com apoio de veterinários, o mamífero foi levado para Bioparque da Amazônia, mas não resistiu.
Por:
Foto: Batalhão Ambiental - MP/AP
Sem a mãe, filhote estava desidratado e com fome.

O Batalhão Ambiental da Polícia Militar (PM) e o Corpo de Bombeiros do Amapá resgataram, na quinta-feira, 19, um filhote de peixe-boi com 80 centímetros de comprimento. O trabalho teve apoio de veterinários do Bioparque da Amazônia.

ATUALIZAÇÃO: Apesar dos esforços da PM, CBM e profissionais do Bioparque, o animal debilitado morreu durante os tratamentos. 

Segundo a equipe de resgate, o animal estava sem a mãe e debilitado, apresentando risco de vida. Ele estava em um igarapé na Ilha de Chagas, no interior do Pará, e foi trazido para ser tratado no Amapá.

A operação para salvar o filhote iniciou após um morador da região acionar o Batalhão Ambiental do Amapá. Em duas voadeiras, embarcações a motor típica da Amazônia, o grupo viajou até o local.

Para o tenente Adauto Matos, do Batalhão Ambiental, encontrar o animal ainda com vida foi o sucesso da missão. Ele destacou o atendimento emergencial que resultou em um translado em tempo hábil.

“Achamos que ele estava há muito tempo longe da mãe. Estava bem debilitado, desidratado, sem se alimentar. Estava com muita fome. Os veterinários fizeram os primeiros socorros necessários para transportar o animal”, relatou.

O peixe-boi foi levado para o Bioparque da Amazônia, que fica na Rodovia JK, zona sul de Macapá. Lá, o animal foi alimentado através de mamadeiras e recebeu cuidados das equipes.

 

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Batalhão Ambiental/Divulgação

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá