quinta, 21 de dezembro de 2017 - 08:33h
Coral Vozes do Setentrião apresenta cantata de Natal
O grupo, que reúne 50 integrantes, interpretou tradicionais canções natalinas
Foto: André Rodrigues
Os integrantes interpretaram oito canções os estilos black music, jazz e soul

Clássicos musicais natalinos foram apresentados nesta quarta-feira, 20, pelo coral Vozes do Setentrião, que reúne 50 componentes, entre vozes masculinas (baixos tenores) e femininas (contraltos). O grupo encantou o público ao interpretar oito canções nos estilos black music, jazz e soul. A apresentação ocorreu no Salão Nobre do Palácio do Setentrião, sede do governo amapaense.

O coral foi idealizado pelo Gabinete Civil do Governo do Estado do Amapá no primeiro semestre de 2017, período em que as inscrições para as audições iniciaram. Ao todo, 60 pessoas se inscreveram para os testes, entre eles servidores públicos.  O Vozes do Setentrião conta com 15 homens e 35 mulheres, entre jovens, adultos e pessoas da terceira idade.

O maestro do coral, William Sol Sol, explica que o principal critério adotado para a participação no Vozes do Setentrião foi a vontade de cantar. “Os outros critérios foram a disponibilidade de tempo para ensaios e ter voz, mas não necessariamente afinada, porque trabalhamos a afinação”, explicou o maestro acrescentando que os ensaios iniciaram em agosto.

O governador Waldez Góes assistiu à apresentação e parabenizou a iniciativa. Ele ressaltou que a ação é importante para reforçar os sentimentos relacionados ao período natalino, como a fé, o amor, a solidariedade e a esperança. “Agradeço a mensagem que os integrantes do coral passam a todos nós. Cada letra interpretada tem um conteúdo muito forte, uma história e uma mensagem que devemos multiplicar”, pontuou Góes.

Entre os participantes, há aqueles que já possuem experiência em corais e outros iniciantes na jornada musical como é o caso da enfermeira Ângela Paes, que é servidora da Superintendência de Vigilância em Saúde do Estado do Amapá (SVS) e ensaiou por apenas dois meses. Ela conta que sempre gostou de cantar, por isso resolveu se inscrever no coral.

“A experiência me proporcionou novos amigos e aprendizados, além disso, melhorou minha autoestima e trouxe mais alegria de viver” frisou.

Por outro lado, a cantora Marcione Dias, 37, é uma integrante que possui experiência na área musical.  Ela considera que a iniciativa é um grande passo, uma vez que trata-se do primeiro coral do Palácio do Setentrião. “É um marco na vida de todos nós que, por meio da música, falamos do amor de Deus e das pessoas neste período tão especial que é a época natalina”, relatou.