quarta, 20 de novembro de 2019 - 18:03h
Voluntários serão homenageados no Dia Nacional do Doador de Sangue
Hemoap fará programação para agradecer aos doadores, em especial àqueles que fazem doações regulares, além de incentivar novos voluntários.
Foto: André Rodrigues
Em 2019, o Hemoap cadastrou mais de 16 mil voluntários como doadores de sangue

Para marcar o Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) vai realizar uma programação de homenagem e agradecimento aos doadores de sangue.

O evento será na segunda-feira, 25, no Hemoap, com bolo, música ao vivo, limpeza de pele, SPA dos pés e mãos, exame de bioimpedância e a entrega de certificados de honra ao mérito para os doadores mais ativos dos últimos 5 anos. Serão homenageados o doador com o maior número de doações, o que doa há mais tempo, o doador mais velho em idade e o doador mais jovem.

A diretora do Hemoap, Ruimarisa Martins, disse que a programação pretende celebrar e agradecer aos doadores, em especial àqueles que fazem doações regulares, além de incentivar novas doações.

“Doar sangue é um ato voluntário e altruísta, esse gesto de doar voluntariamente precisa ser reconhecido. São pessoas que reservam um tempinho do seu dia para doar sangue e ajudar a salvar vidas”, disse.

Em 2019, o Hemoap cadastrou mais de 16 mil voluntários como doadores de sangue. Para as festas de fim de ano, a equipe de captação está entrando em contato com os grupos de doadores para garantir a manutenção do estoque em níveis seguros.

Como ser doador de sangue

Para se tornar um doador voluntário, o interessado precisa estar saudável, pesar mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos - menores de 18 anos, somente com autorização dos responsáveis, e maiores de 60 anos, se já forem doadores assíduos.

O doador precisa estar descansado e alimentado. Antes de doar, a pessoa passa pela triagem clínica, onde é feito um questionário sobre a saúde e a vida do voluntário.

Uma única doação pode ajudar a salvar até quatro vidas, pois a bolsa de 450ml doada passa por um processo de fracionamento, de onde se extraem quatro componentes do sangue: concentrado de hemácias, concentrado de plasma, plaquetas e o crioprecipitado.

O horário para as doações no Hemoap é de 7h30 às 12h. O instituto fica localizado na Rua Jovino Dinoá, esquina com a Avenida Raimundo Álvares da Costa, bairro Central, em Macapá.