Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 20 de novembro de 2018 - 14:17h
Quilombola apoiada pelo Estado é selecionada pela Confederação Brasileira de Atletismo
Naiara completa 13 anos no próximo domingo (25), mas este ano o presente veio antecipado
Por:
Foto: Arquivo Pessoal
Naiara é aluna da Escola Estadual José Bonifácio, no quilombo do Curiaú

O esforço e a dedicação da estudante amapaense Natiara Lorrana dos Santos Amaral, 12 nos, que participa da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, em Natal (RN), foi recompensado com uma grata surpresa nesta segunda-feira, 19.

Aluna da Escola Estadual José Bonifácio, localizado na área Quilombola do Curiaú, zona norte de Macapá, ela competia na pista de atletismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), quando, após participar de sua primeira prova na competição, chamou a atenção do professor doutor Fernando Oliveira, da Universidade Federal de Lavras (MG), olheiro da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT). Ele é especialista em seleção e detecção de talentos.

Antes de Natiara entrar na segunda prova, o professor comunicou que ela estava selecionada e convidada a fazer parte de um projeto da Confederação, que surgiu após as Olimpíadas do Rio, em 2016. O projeto visa treinar profissionalmente atletas com potencial para compor a seleção brasileira.

Fernando Oliveira fez grandes elogios quando percebeu o porte físico da atleta, pela pouca idade que tem, e falou do objetivo de escolha dos atletas, principalmente dos lugares distantes do Centro brasileiro.

"Após o período olímpico e a reestruturação da CBAT, foi identificada a necessidade de alteração dos métodos de detecção dos atletas para o atletismo. Os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) apresentam, anualmente, jovens que não têm oportunidade de desenvolvimento no esporte, apesar de talentosos”, comentou o olheiro.

Oliveira enfatizou que CBAT projeta visitar as localidades mais distantes dos centros de treinamento, a exemplo das comunidades quilombolas, que são pouco exploradas pelo esporte. “O exemplo da Natiara é típico", afirmou.

Natiara Santos se classificou para a Etapa Nacional dos Jogos Escolares, quando participou da Etapa Estadual, em Macapá, realizado pelo Governo do Estado do Amapá, sob a organização da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), em agosto, desse ano, nas provas de 75 e 250 metros, categoria de 12 a 14 anos, conquistando título de campeã nas duas provas.

Para chegar até Rio Grande do Norte, a aluna atleta recebeu todo apoio do Governo do Amapá, com passagens aéreas, hospedagem, alimentação e transporte terrestre.

Fazem parte da delegação, 115  atletas e 15 treinadores de 55 Escolas, em 9 modalidades, sendo 5 no jogo de xadrez, 4 no ciclismo, 8 no ténis de mesa,  5 no vôlei de praia, 26 na natação, 35 do judô, 11 da luta olimpica, 28 no atletismo e 8 no badminton, aompabhados por 6 Dirigentes,  num total de 136 pessoas, periodo de 12 a 25 novembro.

Naiara completa 13 anos no próximo domingo (25), mas este ano o presente veio antecipado. “Me sinto honrada de ter sido escolhida em 3200 atletas. Agradeço, primeiramente a Deus, aos meus pais, que sempre me deram força, aos meus professores e amigos”, agradeceu a atleta.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá