terça, 20 de agosto de 2019 - 17:11h
Atendimentos no Creap ultrapassaram 38 mil no primeiro semestre
Número é 46% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram feitos 20.553 mil atendimentos.
Foto: André Rodrigues
Paciente do Creap há pouco mais de 1 mês, Karen Yasmin, 14 anos, faz fisioterapia após sofrer uma paralisia no lado direito da face

O Centro de Reabilitação do Amapá (Creap) realizou 38.383 mil atendimentos no 1° semestre de 2019. O número é 46% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram feitos 20.553 mil atendimentos.

O fisioterapeuta e coordenador de reabilitação do Creap, Mário Coimbra, disse que para aumentar a oferta dos serviços foram desenvolvidas estratégias, como parcerias com instituições públicas e particulares de ensino em diversas áreas - enfermagem, fisioterapia e psicologia.

“Com o auxílio deles, hoje, trabalhamos em três horários de atendimento. Também estamos levando os atendimentos até outros municípios, através do projeto ‘Creap Itinerante’, para que a população não tenha que vir até a capital receber atendimento”, falou.

Além dos atendimentos, o Creap foi responsável pela entrega de mais de 400 equipamentos de locomoção, como cadeiras de rodas, cadeiras de banho, andadores, bengalas, muletas axilares e bengalas para deficientes visuais, direcionados a pacientes cadastrados no Programa de Concessão de Órtese, Prótese e Meios Auxiliares de Locomoção (Opmal), do Ministério da Saúde.

Também foram entregues 310 aparelhos auditivos para pacientes com perda parcial ou total da audição. Cada aparelho é moldado e programado para atender especificamente às necessidades do paciente.

O segurança particular Josielson Borges leva há mais de 1 mês a filha, Karen Yasmin, 14 anos, para fazer fisioterapia. A adolescente sofreu uma paralisia no lado direito da face.

Segundo Borges, com o acompanhamento, os avanços já são muitos.

“Todos os profissionais pelos quais passamos aqui, como psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiologista, são de máxima competência e têm se empenhado em ajudar a minha filha a recuperar, não só os movimentos, mas, também, a autoestima dela”, afirmou.

Creap

O Creap trabalha na reabilitação de pacientes vítimas de traumas físicos e mentais com procedimentos de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, além de serviços de avaliação e dispensação de órteses e próteses.

A instituição conta com uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogo, fonoaudióloga, assistente social, nutricionista, ortopedista e neurologista.

Para ser atendimento no Creap, é necessário ir até a unidade, localizada na Rua Tiradentes, n° 1597, bairro Central, tendo em mãos o encaminhamento com a solicitação da terapia indicada para o caso do paciente, documento de identificação, cartão do SUS e comprovante de residência.