domingo, 20 de maio de 2018 - 14:25h
Casamento Comunitário busca conscientização para combater violência doméstica no interior
Responsável pelo maior casamento comunitário do país em 2010, Waldez Góes testemunhou o enlace matrimonial de mais 37 casais em Tartarugalzinho.
Foto: Marcio Pinheiro/Secom
Cerimônia ocorreu na comunidade rural de Bom Jesus, em Tartarugalzinho

A convite do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) e da Prefeitura de Tartarugalzinho, o governador Waldez Góes participou neste sábado, 19, da solenidade do Casamento Comunitário de 37 casais da comunidade rural de Bom Jesus. A comitiva do Governo do Estado do Amapá (GEA) cumpria agenda no município de Tartarugalzinho, para a entrega de obras.

O projeto Casamento Comunitário é do Tjap e tem o objetivo de promover a regularização jurídica de casais que não tiveram condições ou oportunidade de oficializar a união. O Governo do Amapá participou desde o início do projeto, pois o Tribunal de Justiça não tinha autonomia para custear os serviços de cartório e era necessário o apoio do Estado.

“Ter a oportunidade de testemunhar esse momento é muito importante. Fomos responsáveis por realizar um dos maiores casamentos comunitários do país, que aconteceu na Fortaleza de São José, em 2010, onde mil casais participaram. É bom ver que essa tradição se mantém até hoje”, ressaltou Góes.

Essas ações de grande alcance social buscam tornar possível ao cidadão, principalmente, ao menos favorecido, o exercício da cidadania. O presidente do Tjap, desembargador Carlos Tork, destacou a importância de valorizar a família e a necessidade de combater a violência doméstica no município. “Identificamos o aumento de processos envolvendo violência doméstica em Tartarugalzinho. A partir disso, é importante que a gente comece a desenvolver a conscientização desses novos casais, que é fundamental o respeito à mulher, especialmente nessas localidades que tem a cultura forte, por não ter tanto acesso à comunicação”, reforça.

Entre os 37 casais que participaram, os mais novos são Jerson Rocha e Vanusa Oliveira. Jerson disse que estava muito feliz com a oportunidade.

“É um momento de muita felicidade e estamos muito gratos pelas pessoas que nos proporcionaram isso. Estamos juntos há um ano e dois meses, enfrentamos todos os dias muitas batalhas e, por isso, esse ocasião é tão importante”, considerou.

Durante a programação, o GEA visitou a Escola Estadual Juvenal Farias da Costa, onde estava sendo realizada uma ação municipal de vacinação contra gripe e exames básicos de saúde. A escola necessita de serviços de reparos e manutenção, os quais serão executados através de um convênio com a Prefeitura de Tartarugalzinho.

Créditos:

Márcio Pinheiro / Secom