sexta, 20 de abril de 2018 - 20:53h
Colabora Amapá: GEA entrega ferramentas tecnológicas à Prefeitura de Pedra Branca
Por: Da Redação .Colaboradores: Iracilda Tavares
Foto: Abraão Costa/Prodap
As duas ferramentas foram o portal da prefeitura e o Sistema de Identificação Funcional da Guarda Civil

O Governo do Estado do Amapá (GEA) lançou nesta sexta-feira, 20, o novo portal da Prefeitura de Pedra Branca do Amapari, distante a 183 quilometro de Macapá. O lançamento também marcou a entrega do Sistema de Identificação Funcional (SIF) da Guarda Civil Municipal. As duas ferramentas foram criadas pelo Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap) e fazem parte das ações do Programa Colabora Amapá. O evento ocorreu na sede da prefeitura.

O portal reúne informações de serviços ao cidadão e principais notícias das ações do Executivo Municipal como Diário Oficial Eletrônico, portal da transparência, nota fiscal eletrônica, legislações, galeria de fotos, contracheques, cultura e eventos. O endereço eletrônico é http://www.amapari.ap.gov.br/.

Contando com Pedra Branca, agora são 10 municípios beneficiados com apoio tecnológico do Governo do Amapá. O mais recente foi Laranjal do Jari que teve seu portal institucional reformulado pelo Prodap, o qual também criou o Sistema de Identificação Funcional da Guarda Civil do município. Os outros beneficiados com serviços de tecnologia foram Santana, Mazagão, Amapá, Macapá, Ferreira Gomes, Oiapoque, Pracuúba e Tartarugalzinho. “A meta é alcançar todos os municípios com serviços de inovação tecnológica”, declarou o diretor-presidente do Prodap, Lutiano Silva.

Além do novo portal, a Guarda Civil de Pedra Branca do Amapá foi contemplada com o Sistema de Identificação Funcional, um dispositivo que possibilita a emissão da carteira funcional dos guardas municipais, documento obrigatório, válido em território nacional e que identifica o profissional da corporação no exercício de sua função. Através do SIF, também é possível coletar as informações dos servidores da Guarda Municipal, além de facilitar a alimentação do banco de dados da instituição.

O diretor-presidente do Prodap frisou que o objetivo, é estender o sistema a outros municípios amapaenses. “Estamos trazendo a Pedra Branca, a transparência e o controle para os serviços públicos e melhor atendimento aos cidadãos”, afirmou Lutiano Silva, durante o lançamento das ferramentas.

Colabora Amapá Inovação Tecnológica

O Colabora Amapá é uma plataforma lançada pelo governo que visa consolidar o Regime de Colaboração entre o Estado e as prefeituras para melhorar a qualidade dos serviços prestados à população.

A proposta é fortalecer a relação que o Governo do Amapá vem mantendo com os municípios, para uma ação mais integrada em todos os setores da administração pública. E um dos eixos é o da Inovação Tecnológica que tem o objetivo de reforçar os investimentos em informatização dos serviços públicos na capital e interior do Estado.

Créditos:

Abraão Costa / Prodap