terça, 20 de março de 2018 - 20:45h
Semana do Artesão atrai milhares de pessoas à Praça Beira-Rio
Foram quatro dias de venda de artesanato, comida, exposição, shows artísticos, oficinas e sorteio de prêmios.
Por: João Clésio
Foto: Ascom/Sete
Um bolo especial foi oferecido aos artesãos para comemorar o dia dedicado à categoria

Cerca de cinco mil pessoas prestigiaram a programação da Semana do Artesão Amapaense, realizada pelo Governo do Estado do Amapá, de 16 a 19 de março, na Praça Beira-Rio. O evento gerou emprego e renda para mais de 100 artesãos, empreendedores individuais e grupos econômicos solidários. A população aproveitou o feriado prolongado para visitar a Feira do Artesanato e Empreendedorismo em comemoração ao Dia do Artesão e de São José, padroeiro do Estado.

"Foi mais uma ação de governo voltada ao fomento deste setor. Quero agradecer a confiança e a parceria com a nossa instituição”, relatou Maria Suely Pantoja, presidente da Associação de Artesãos e Empreendedores Individuais da Beira-Rio (Amicro Beira-Rio).

Um dos espaços mais visitados da feira foi a exposição Mestres Artesãos do Amapá. No local, as pessoas tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da história e as peças de artesãos pioneiros como Moacir Marques dos Santos; Rosângela Nascimento Costa da Silva; Waldir Ribeiro Fonseca; Eleni Lima de Moraes; Mestre Trokkal; Marciana Nonata Dias, e também reverenciar a memória daqueles que muito contribuíram para o desenvolvimento do artesanato amapaense: Niná Barreto Nakanishi; Pedro Romualdo Pereira e Miriam Hosana de Oliveira.

“É muito gratificante receber uma homenagem em vida. Sou do Distrito do Maruanum e lá vivem meus amigos e familiares. Tenho orgulho do meu povo e da produção de nossas louças de barro, que foram expostas e vendidas na feira”, acrescentou a artesã Marciana Nonata Dias.

No encerramento da Semana do Artesão Amapaense, ocorrida na segunda-feira, 19, foram entregues as carteiras estadual e nacional do artesão. Também houve sorteio de prêmios e os parabéns com o corte do bolo. O show da noite ficou por conta da cantora Lene Matos.

A Feira do Artesanato e Empreendedorismo foi organizada pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), em parceria com a Amicro Beira-Rio. Foram utilizadas 50 barracas e três tendas para abrigar os artesãos, empreendedores individuais e grupos econômicos solidários.

“Nossa feira foi um sucesso. Alcançou o objetivo de divulgar, ainda mais, o nosso artesanato e oportunizou a comercialização. Agora, estamos nos preparando para outro grande evento que é o Dia do Trabalhador, comemorado em 1º de maio”, lembrou Maraína Martins, secretária da Sete.