Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 20 de março de 2019 - 15:14h
Equinócio das Águas: Gincana estimula estudantes a conhecerem fenômeno
Programação do Governo do Amapá atrai visitantes para o Monumento Marco Zero; fenômeno está previsto para ocorrer às 18h58.
Por:
Foto: Maksuel Martins/Secom
Participaram da gincana estudantes da Escola Estadual Professora Nanci Nina da Costa, localizada no bairro Zerão

O Monumento Marco Zero do Equador recebe nesta quarta-feira, 20, estudantes e turistas para prestigiarem o “Equinócio das Águas”, fenômeno que marca a mudança de estações nos hemisférios Norte e Sul. Para recepcionar os visitantes, o Governo do Amapá preparou a programação “Mix Thur Musical no meio do mundo”, que ocorre durante todo o dia com encerramento às 18h58, quando está prevista a ocorrência do fenômeno, momento em que haverá apresentação musical.

Responsável pelo evento, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) incluiu atividades turísticas e culturais, com participação de alunos de escolas da capital Macapá e apresentações de cantores locais. “Toda a programação conta com a presença de guias de turismo que acompanham os visitantes e falam sobre o fenômeno e o Monumento Marco Zero”, confirmou o diretor de planejamento da Setur, Jeová Pereira.

Pela manhã, os estudantes participaram de gincanas. O intuito foi conscientizá-los sobre a importância do Marco Zero; do turismo e explicar sobre o que é o Equinócio das Águas, de forma dinâmica. Eles participaram, ainda, de um quiz (jodo de perguntas e respostas) sobre o monumento e o fenômeno, entre outras atividades de entretenimento.

A estudante da Escola Estadual Professora Nanci Nina da Costa, Maíra Cardoso, 13 anos, foi uma das visitantes. Ela conta que sempre vai ao Marco Zero. “Somos privilegiados por morarmos em uma cidade cortada pela linha [imaginária] do Equador. Temos que valorizar isso e procurar conhecer mais sobre fenômenos como o Equinócio”, avalia.

O professor curitibano, Alexandre de Andrade, que veio a Macapá a trabalho, considera que estar presente no Monumento Marco Zero é algo totalmente diferente do que se expõe em uma sala de aula.

“É indescritível a sensação de você estar aqui e poder presenciar essa atmosfera, este momento. Essa particularidade faz deste pedaço do Brasil, um lugar diferente dos demais”, descreveu o professor.

O Equinócio acontece duas vezes ao ano (em março e em setembro), representando as mudanças de estações. É o período em que o dia e a noite tem a mesma duração.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Maksuel Martins/Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá