Com quase dois meses de implantação do agendamento de consultas médicas especializadas, as unidades da rede Super Fácil, em Macapá, receberam 13.520 usuários em busca do serviço. O destaque é para a unidade da zona norte, que somou 4.549 registros.
O agendamento de consultas passou a ser realizado pela Prefeitura de Macapá, na rede Super Fácil de Macapá no dia 26 de dezembro, com a disponibilização do serviço nas unidades da zona norte, zona oeste, zona sul e Beirol.
Para garantir o conforto e bom atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a Rede Super Fácil aumentou o número de boxes e treinou funcionários da Prefeitura para lidarem com esse público diferenciado.
As consultas são agendadas por servidores municipais, através do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) e monitoradas pelas secretarias de Estado da Saúde (Sesa) e Municipal de Saúde de Macapá (Semsa).
Com a implantação na capital, o Amapá está totalmente inserido na ferramenta, que possibilita ao usuário a marcação de consulta sem necessidade de locomoção de cidade ou região. Moradores dos bairros da zona oeste da cidade, por exemplo, não precisam mais deslocar-se até o Centro para agendar uma consulta médica, assim como a população das demais áreas de Macapá, todas com uma unidade Super Fácil para atendimento.
“Eu gostei muito dessa mudança. Teve um dia, por exemplo, que já eram quase 13h, e eu lembrei que precisava marcar uma consulta para a minha filha. Eu me informei com a funcionária do Super Fácil e ela disse que estava marcando, e eu consegui neste horário, o que antes não acontecia. Serviço rápido e prático”, elogiou Francisca Santana, 34 anos.
Antes da implantação do serviço no Super Fácil, a Central de Atendimento Especializado (Same) do Hospital das Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal) era o único local responsável pelos agendamentos de consultas. O setor, agora, funciona como Call Center, para fazer contato com o usuário via telefone sobre qualquer informação a respeito do andamento das consultas especializadas, além da comunicação de vaga para os que estiverem na fila de espera virtual.
Para proceder com o agendamento de consulta, que acontece diariamente, de 8h as 18h, o usuário deve apresentar o Cartão do SUS, encaminhamento médico, Carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência. Para marcação de consultas a terceiros, a pessoa deve ter até o segundo grau de parentesco com o paciente, e comprovar.
Em caso de não haver vaga, o usuário é colocado em uma fila de espera virtual. Ele será informado por telefone sobre a abertura de vaga.