Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 19 de novembro de 2019 - 18:33h
Manipuladores de merenda escolar são treinados para garantir segurança alimentar
Capacitação feita pelo Núcleo de Alimentação Escolar da Seed abordou cuidados básicos necessários com os alimentos.
Por: Caroline Mesquita
Foto: Erich Macias/Seed
Mais de 230 manipuladores de alimentos participaram da formação, nos horários da manhã e tarde

Nesta terça-feira, 19, o Núcleo de Alimentação Escolar da Secretaria de Estado da Educação (NAE/Seed) ofertou capacitação para manipuladores de alimentos das escolas da rede estadual. O evento aconteceu no auditório da Escola Estadual Jesus de Nazaré, em Macapá. Mais de 230 manipuladores de alimentos participaram da formação, nos horários da manhã e tarde.

Esses profissionais trabalham com a merenda escolar e são responsáveis em preparar e servir as refeições aos estudantes. Por serem manipuladores de alimentos, precisam ter cuidados básicos para garantir a segurança alimentar no ambiente escolar. Segundo Dayse Oliveira, nutricionista do NAE, uma vez por ano a capacitação é ofertada para tratar sobre a importância do manipulador e suas atribuições dentro da cozinha.

“Fazemos uma atualização profissional. A programação conta com boas práticas de manipulação e alimentos. Noções básicas de higiene dos alimentos, dos utensílios, e do manipulador, bem como formas de como cuidar dos alimentos da melhor maneira, para que ele seja uma fonte de saúde, e não de doença”, salientou a nutricionista.

Os manipuladores devem ter asseio pessoal, lavar cuidadosamente as mãos ao chegar ao trabalho e utilizar vestimentas compatíveis às atividades. É importante usar cabelos presos e protegidos por toucas, ter unhas curtas e sem esmalte, e não utilizar barba.

Rosilane da Silva é manipuladora de alimentos na Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré, no bairro Amazonas. É a segunda vez que ela participa desse tipo de capacitação, e, dessa vez, aprendeu sobre a necessidade de ter na cozinha lixeiras com tampa e pedal para evitar o contato manual e possível contaminação de alimentos.

“Além da lixeira com pedal, nesta nova capacitação aprendi que é errado usar sabão em barra para lavar louças, pois ele acumula muitas bactérias e deixa resíduo. Só pode usar sabão líquido”, comentou Rosilane.

A programação também contou com palestra sobre o papel do Conselho de Alimentação Escolar, saúde mental voltada ao trabalho, motivação e importância da carteira de saúde.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá