Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 19 de novembro de 2018 - 17:22h
Com passagens pagas pelo Estado, atletas amapaenses se esforçam para trazer medalhas do RN
Amapá conquistou bronze no tênis de mesa; outras modalidades disputadas desde o dia 12 de novembro foram vôlei de praia, xadrez, natação e ciclismo.
Por: .Colaboradores: Costa Filho
Foto: Sedel
Mariana Mourão disputou na categoria de 12 a 14 anos e conquistou o bronze no tênis de mesa

A atleta amapaense Mariana Mourão, aluna da rede particular de ensino, conquistou a medalha de bronze no tênis de mesa, na categoria de 12 a 14 anos, durante a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, em Natal, Rio Grande do Norte. A conquista veio após a atleta disputar a semifinal contra a adversária de Santa Catarina. A amapaense venceu por 3x1 e conquistou o bronze para o Amapá.

Mariana compõe a delegação formada por 141 pessoas que tiveram as passagens aéreas pagas pelo Governo do Estado do Amapá para disputar o evento esportivo. A atleta também participou da disputa na categoria 15 a 17 anos, mas o desempenho não foi o mesmo da categoria anterior, não conseguindo, portanto, disputar medalha.

Outros atletas amapaenses também participam dos jogos nas modalidades de vôlei de praia, xadrez, natação e ciclismo. No vôlei de praia, as duplas amapaenses não conseguiram vencer e avançar para as fases de disputas de medalhas.

No xadrez, o Amapá teve uma única representante, Emanuela de Oliveira Martins, da Escola Estadual Joaquim Nabuco, do município de Oiapoque, no extremo norte do estado.

Emanuela disputou na categoria de 15 a 17 anos e enfrentou cinco adversárias; perdeu o primeiro confronto, venceu o segundo por WxO e, nas três disputas seguidas acabou sendo derrotada.

Na natação, o Amapá contou com a participação de 26 atletas, sendo que a melhor colocação foi de Gabriel Bandeira, aluno de outro colégio da rede particular de ensino. Ele é nadador do Centro Didático Parque Aquático Capitão Euclides Rodrigues, conhecida como Piscina Olímpica, em Macapá, administrada pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel). Gabriel disputou na categoria 12 a 14 anos e terminou na 13ª colocação.

No ciclismo, Amanda Kohls, também de outra escola particular, na categoria 12 a 14 anos, teve o melhor resultado. Na prova contra o relógio, terminou com a sexta colocação. Já na prova por pontos, conquistou o quinto lugar e, na prova de estrada, por resistência, fechou novamente em quinto.

Os Jogos Escolares da Juventude seguem até o dia 25 de novembro e os atletas amapaenses continuam tentando outras medalhas. No último sábado, 17, começaram as competições para o atletismo e badminton. O terceiro bloco será a partir de quarta-feira, 21, quando judocas e lutadores olímpicos estarão no tatame, diante de seus adversários, com os mesmos objetivos: vencer e garantir medalhas para o Estado do Amapá.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Sedel

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá