Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 19 de agosto de 2019 - 16:10h
Profissionais de saúde aprimoram conhecimentos sobre técnicas de amamentação
Temática está sendo discutida com profissionais de saúde da atenção especializada e básica e faz parte da programação do ‘Agosto Dourado’.
Por:
Foto: André Rodrigues/Sesa
Treinamento das equipes para dar suporte às parturientes é uma exigência do Ministério da Saúde

O período de amamentação é um momento importante pelo fortalecimento do laço afetivo entre a mãe e o bebê, e para ajudá-los a aproveitar cada segundo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) deu início ao curso de manejo clínico da lactação, para aperfeiçoar o trabalho desenvolvido por profissionais de saúde, especialmente nos hospitais.

O curso faz parte da programação do "Agosto Dourado" – mês dedicado à promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno – e objetiva manter o aprimoramento dessas técnicas no ambiente hospitalar, por ser onde ocorre o primeiro contato com a amamentação, após o nascimento do bebê.

Segundo a assessora técnica da Rede Cegonha, Andréia Torres, apesar do aleitamento materno ser um processo natural, nem sempre é um ato instintivo. "A amamentação tem que ser algo saudável tanto para o bebê quanto para a mãe e é aí que entra o trabalho do profissional de saúde. É uma exigência do Ministério da Saúde que mais de 80% das equipes estejam treinadas para dar suporte à parturiente. São técnicas que vão desde o posicionamento para a amamentação à composição do leite", explicou Torres.

O curso, que seguirá até a sexta-feira, 23, também contempla profissionais da atenção básica, pelo entendimento de que o trabalho de aleitamento tenha continuidade de forma saudável, sem complementação durante os seis primeiros meses de vida da criança.

Para a enfermeira do Programa Estratégia Saúde da Família (PESF), Izilnete Santos, que desenvolve um trabalho voltado para a importância do pré-natal, o curso agrega metodologias que serão bastante úteis. "A rotina de qualquer profissional de saúde é muito corrida, então, é sempre bom parar um pouco para se atentar e relembrar esses métodos para que a gente possa sempre oferecer o melhor à quem estamos atendendo", ressaltou Santos.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá