Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 19 de agosto de 2019 - 15:49h
Governo apresenta características sociais e econômicas do Amapá para o Exército Brasileiro
Apresentação foi feita aos 33 oficiais alunos da Escola de Comando e Estado Maior do Exército; eles irão assumir postos de alto nível na corporação.
Por:
Foto: Marcelo Loureiro/Secom
Governador Waldez Góes apresentou aos oficiais alunos um panorama político-econômico do Estado

Trinta e três oficiais, alunos da Escola de Comando e Estado Maior do Exército, sediada no Rio de Janeiro (RJ), participaram nesta segunda-feira, 19, de uma apresentação do Governo do Amapá, sobre o panorama político-econômico do Estado. Apresentada em Macapá, a palestra subsidiou os militares com informações estratégicas, visando futuros trabalhos de comando e assessoria militar no território amapaense.

O evento fez parte da “Viagem de Estudos Estratégicos do Curso de Comando e Estado-Maior do Exército (CCEM)", destinado a majores e tenentes-coronéis com mais de 20 anos de serviço e visa preparar os futuros chefes militares e assessores de alto nível do Exército. A capacitação habilita os oficiais à promoção ao posto de oficial-general.

A capacitação acontece em várias regiões do Brasil. No Amapá foram explanados assuntos referentes às principais características geopolíticas e geográficas do Estado, ações político-administrativa do governo, principais desafios enfrentados no campo político, planejamento, gestão e visão prospectiva.

“O Exército Brasileiro é um parceiro de primeira hora do Estado. E poder socializar com eles informações importantes sobre as articulações políticas e as alternativas econômicas do Amapá é fundamental. Pois, esses homens vão estar comandando muitas atividades do Exército no Brasil e no Amapá”, frisou o governador Waldez Góes.

Os principais potenciais destacados pelo Governo do Amapá foram: energético, portuário, aeroportuário, agropecuário, mineral e florestal. Além disso, foram destacadas as parcerias feitas pelo Estado através do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal e do Fórum dos Governadores.

Em sua apresentação o vice-governador, Jaime Nunes, fez um panorama sobre a conjuntura econômica do Amapá nas áreas de comércio, agricultura, pecuária e mineração. “Nesse painel queremos demonstrar a pujança e as oportunidades econômicas em todos os seus diversos setores da economia”, destacou.

O comandante da 22° Brigada, general Luiz Gonzaga Viana Filho, destacou que os 33 oficiais deverão assumir postos de alto nível no Exército e, por esse motivo, devem conhecer todas as características das regiões brasileiras. “É importante que esses alunos que conduzirão os destinos do Exército nos próximos anos, tenham conhecimento da realidade do país e conhecimento dos eixos econômicos, políticos e sociais em todas as regiões”, explicou.

Parceria

O Governo do Amapá tem atuado em parceria com o Exército Brasileiro em várias frentes do trabalho. Após a conclusão da Base Cartográfica do Amapá – plataforma de dados georreferenciados de todo o território estadual – o Estado solicitou ao 4º Centro de Informação do Exército Brasileiro o início dos trabalhos de campo para a regularização fundiária das terras amapaenses.

O processo de regularização fundiária é uma prioridade do Estado, uma vez que trará reflexos no desenvolvimento socioeconômico do Amapá.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Marcelo Loureiro/Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá