Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 15 de julho de 2016 - 16:15h
Vem aí a 2ª edição da Copa Amazônia de Futebol Sub-17 no Amapá
A competição repete o formato do ano passado e representantes dos 16 municípios amapaenses já confirmaram presença.
Por:
Todos os jogos irão ocorrer no Estádio Olímpico Milton de Souza Corrêa, o Zerão, em Macapá.

Incentivar, desenvolver e fortalecer as categorias de base em todo o Amapá, estão entre os objetivos da 2ª edição da Copa Amazônia de Futebol Sub-17 que está em fase de planejamento pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel). Este ano, a competição será realizada no período de 25 de julho a 1º agosto e contará com a presença do Paysandu (PA) e do Desportiva Paraense. Todos os jogos irão ocorrer no Estádio Olímpico Milton de Souza Corrêa, o Zerão, em Macapá.

A competição repete o formato do ano passado e representantes dos 16 municípios amapaenses já confirmaram presença. Em 2015, a copa alcançou o objetivo de revelar talentos e permitiu a vários garotos testes em clubes pelo país a fora. Na final com o estádio lotado, Ypiranga, do Amapá, e Paysandu, do Pará, fizeram um jogo emocionante. Levou a melhor o fator casa e o negro-anil ficou com o título pela placar de um a zero.

“Este ano, a copinha vem mais forte mas com seu objetivos muito bem traçados. Desenvolver, fortalecer e incentivar essa categoria do futebol amapaense. Com a participação de times dos municípios, existe uma possibilidade muito grande de descobrirmos novos talentos e que terão a oportunidade de mostrar nessa competição”, afirmou Gean Guimarães, coordenador da copa.

A forma de disputa da Copa Amazônia será a seguinte. As equipes dos 16 municípios se enfrentam em eliminação simples (apenas um jogo, prossegue a equipe vencedora) e os três times que tiverem a melhor campanha se classificam para a fase de grupos e vão se unir ao Ypiranga, atual campeão e entra direto nesta etapa. Paysandu e Desportiva, entram como os convidados.

Segundo Gean Guimarães, alguns municípios estão com seletivas em andamento para a escolha dos representantes na copinha. Outras cidades já escolheram seus times e agora as equipes realizam treinamentos para a competição.

“Os times estão se preparando, o que deve tornar a copinha um pouco mais acirrada do que o ano passado. O Desportiva Paraense, que participa pela primeira vez, confirmou a presença por meio de um de seus dirigentes, e o Paysandu estará presente novamente”, disse o coordenador.

O secretário da Sedel, Edinoelson Trindade, explicou que o torneio já estava sendo aguardado com expectativas, pois já faz parte do calendário de competições da pasta e do projeto de valorização do esporte do Governo do Estado do Amapá. Além disso, ele enalteceu que a Copa Amazônia de Futebol Sub-17 deverá ser o principal campeonato de base da Região Norte.

“Representantes dos municípios sempre estavam ansiosos e questionando, quando seria a disputa. Fechamos a data e teremos mais um convidado do Pará. Tenho certeza que nossos objetivos serão atingidos e, nos próximos anos, o Amapá será a sede da maior competição de base do Norte do Brasil”, enfatizou.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá