Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 15 de julho de 2016 - 09:13h
Governo pede aos bancos maior prazo para servidores que anteciparam o 13º salário
Objetivo do GEA é evitar que os servidores tenham complicações financeiras em razão da inviabilidade da antecipação da primeira parcela do 13º salário.
Por:
Uma nova reunião de negociação será marcada para próxima semana.

O Governo do Estado intermediou na tarde desta sexta-feira,15, junto às entidades bancárias, a possibilidade de não haver os descontos nos vencimentos dos valores de empréstimos que tiveram como garantia o 13º salário para o funcionalismo público. A negociação contou com a participação da Frente dos Servidores do Estado, grupo que represente as 34 categorias do funcionalismo do Amapá.  

O principal objetivo do governo é evitar que os servidores tenham complicações financeiras em razão da inviabilidade da antecipação da primeira parcela do 13º salário dos servidores, em julho, como ocorreu nos últimos anos. O governo também solicitou a amenização das taxas de juros. 

“Temos uma mesa permanente de diálogo com os servidores. Por isso, procuramos as instituições bancárias para intermediar esta negociação, em respeito ao servidor público que fez a antecipação do décimo. Estamos pedindo um prazo até 20 de novembro para postergação da quitação dos empréstimos, além de taxas diferenciadas de juros”, explicou o governador Waldez Góes. 

O Amapá tem 33 mil funcionários, e um levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), junto as instituições financeiras, apontou que 22% dos servidores públicos (7.152), realizaram a operação de crédito de antecipação do 13º salário. 

Sensibilizados ao cenário de crise, enfrentado pelo Estado, os representantes das instituições bancárias sinalizaram interesse em negociar. O gerente da Caixa Econômica Federal, Jonathan Trindade, informou que existe sim, a possibilidade de postergação da dívida. 

“Podemos analisar cada caso e oferecer algumas alternativas, como um parcelamento suave da dívida, até mesmo a postergação do prazo, e trabalhar uma renegociação com juros diferenciados”, informou Jonathan Trindade. 

O gerente geral do Banco do Brasil, Darlan Baldisere, disse que levará a proposta à diretoria geral do banco. “Não podemos dar uma resposta imediata. É necessário uma análise dos superiores. Na próxima semana sentaremos novamente com o governo para informar de que forma podemos contribuir neste momento delicado enfrentado pelo país e o estado”, ponderou o gerente. 

Os representantes do Bradesco, apesar de terem um número bem pequeno de operações de antecipação, informaram que também podem negociar. Uma nova reunião de negociação será marcada para próxima semana.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá