Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
domingo, 17 de julho de 2016 - 09:35h
Governo do Estado entrega materiais para a Festa de São Tiago
Entre os itens estão insumos para confecção de bandeirinhas e tecidos para roupas dos figurantes.
Por:
O secretário adjunto de Cidades, José Carlos Carvalho, representando o governador Waldez Góes, fez a entrega do material.

No fim da tarde de sábado, 16, o Governo do Estado fez a entrega aos organizadores da Festa de São Tiago, em Mazagão Velho, de vários materiais que serão utilizados durante os festejos. Os diversos itens foram adquiridos através de uma empresa contratada para organizar as festividades deste ano, que também ficará responsável pelo pagamento da mão de obra local.

O secretário adjunto de Cidades, José Carlos Carvalho, representando o governador Waldez Góes, fez a entrega do material junto com o secretário municipal  de Cultura de Mazagão, Ademias Baía, e o presidente da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), Elton Jacarandá Barreto.

A organização recebeu material para a confecção do restante das bandeirinhas para enfeitar a vila, tecidos e adorno para a confecção das indumentárias das figuras de São Tiago, São Jorge e Menino Caldeirinha, além da roupa dos cavaleiros mouros e cristãos, para as encenações dos dias 24 e 25 de julho.

“Mesmo com as dificuldades, o governo cumpre seu papel e seu dever de prestigiar essa que é uma das maiores manifestações culturais do Amapá. Uma tradição de mais de dois séculos, que precisa manter todo o seu brilhantismo e a dedicação que a comunidade emprega em sua realização”, discursou o secretário José Carlos Carvalho.

Também foram entregues materiais gráficos para a divulgação da festa. A montagem da estrutura metálica na área onde será realizada a batalha entre mouros e cristãos, e o palco da missa campal do dia 25, deverá iniciar na segunda-feira, 18. O palco do balneário já está montado e recebendo atrações desde o dia 15.

O Governo do Amapá também estará presente durante a Festa de São Tiago, com ações de diversas secretarias, como Cultura (Secult), Trabalho e Empreendedorismo (Sete), Turismo (Setur), Saúde (Sesa), dentre outras, além de efetivo reforçado da Polícia Militar o Corpo de Bombeiros.

A novidade será a participação da Agência de Pesca do Amapá (Pescap). A instituição irá disponibilizar a comercialização de pescado a preço mais acessível durante a realização da festividade, numa ação similar à realizada no período da Semana Santa.

São Tiago 2016

A abertura da Festa de São Tiago aconteceu na manhã de sábado, 16, com alvorada festiva e encerra no dia 28, com a festa das crianças. O ponto alto acontece no dia 25 de julho, data dedicada ao Santo, quando acontece o Círio e as encenações teatrais da batalha entre mouros e cristãos. Trazida da África no século 18, a tradição completa 239 anos e é realizada desde o ano de 1777. Mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá