terça, 19 de julho de 2016 - 11:13h
Festeiros fazem homenagem póstuma a atirador da Festa de São Tiago
A festividade mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto.

O início da Festa de São Tiago 2016 foi marcado por homenagem póstuma ao atirador Tiago Pinto, conhecido popularmente como “Araba”, falecido em dezembro de 2015. Durante décadas, Araba se dedicou a cumprir o que chamava de “missão” dentro da festividade.

Agora, esse papel é de um dos 10 filhos, Edevaldo da Conceição Soares, de 31 anos. A partir da festa deste ano, ele atira com a arma que um dia foi do pai e era um dos que participaram da homenagem. “Onde estiver, sei que meu pai está torcendo, para que eu dê continuidade ao trabalho dele na festa do Glorioso”, disse Edevaldo, emocionado.

No primeiro “Vominê” do meio-dia – ritual que se repete de 16 a 23 de julho – os festeiros fizeram uma salva de tiros na frente da casa onde Araba residia. Ainda fizeram uma apresentação da tradicional dança da vitória na sala da residência.

Na festa, os atiradores atiram durante a dança do Vominê e nas alvoradas, e são os responsáveis por dar mais veracidade ao episódio da “Armadilha”, quando uma emboscada cristã resulta na dizimação de uma patrulha moura; as armas usadas são de grosso calibre e as munições são de festim – apenas espoleta e pólvora.

Fé, tradição e cultura

Uma das maiores manifestações culturais do Amapá, a Festa de São Tiago é tradição que completa 239 anos – é realizada desde 1777. A festividade mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto. É realizada pela comunidade local, através da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), com apoio do Governo do Estado e Prefeitura de Mazagão.